11 pessoas são denunciadas por associação criminosa no Piauí

Um dos acusados é ex-prefeito de Uruçuí, Valdir Soares da Costa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 11 pessoas, dentre elas o ex-prefeito da cidade de Uruçuí, Valdir Soares da Costa, dois ex-Secretários municipais de Saúde, servidores da prefeitura e vários ex-membros do Conselho Municipal de Saúde de Uruçuí, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado, através da 1ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, acusados de falsificação de pareceres relativos à administração de Fundo Municipal de Saúde.

Os 11  são acusados de crimes como associação criminosa, falsificação ideológica e falsificação de documento público. De acordo com a denúncia do Ministério Público, houve encaminhamento de pareceres falsificados ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), no que se refere à verificação contábil do Fundo Municipal de Saúde.  O Conselho Municipal de Saúde só recebeu os balancetes de verificação referentes aos meses do primeiro trimestre do ano de 2010. Já em 2011, o órgão, embora não tenha recebido qualquer balencete para análise, enviou pareceres favoráveis ao TCE.

“Os denunciados formaram o documento e inseriram declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita nos pareceres correspondentes aos balancetes do Fundo Municipal de Uruçuí”, explica o promotor de Justiça Gerson Gomes Pereira, autor da denúncia. Alguns dos denunciados, inclusive, assinaram pareceres falsificados mesmo após deixarem de integrar o Conselho Municipal de Saúde.

O ex-prefeito de Uruçuí praticou a atividade de associação criminosa, ordenando que servidores da Prefeitura procurassem os membros do Conselho para que assinassem os pareceres favoráveis à aprovação das contas, na intenção de alterar a verdade, de modo que o Município recebesse os recursos bloqueados.

“Os integrantes dos conselhos, titulares do controle social, precisam entender que não podem assinar parecer aprovando as despesas só para chancelar desvios dos gestores”, pontua o Promotor de Justiça Gerson Pereira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES