SEÇÕES

Em perseguição, policiais algemam adolescente e criança de 10 anos

Para a PM, caso foi uma desobediência a ordem de parada.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família do serralheiro Jonathan Sales de Araújo, de 23 anos, alega que ele foi vítima de uma ação criminosa de policiais militares, que o balearam duas vezes em Cubatão (SP). O rapaz, que tem passagem criminal, conduzia um veículo no qual transportava dois enteados, uma adolescente de 15 anos e um menino de 10. O carro foi alvejado, segundo a polícia, após o condutor não atender a uma ordem de parada. A Corregedoria da PM apura o ocorrido.

Para a Polícia Militar, foi um caso de desobediência, ocorrido na sexta-feira (12), no qual Jonathan disparou contra as equipes que tentaram abordá-lo. Por isso, o carro teria sido alvo de tiros, que atingiram o serralheiro. O veículo estava com as placas clonadas, e o chassi do automóvel apontava queixa de furto.

A adolescente e a criança não se feriram, mas foram algemadas. Jonathan foi preso em flagrante por receptação e, no boletim de ocorrência, o delegado Siulen Vieira Leung, da Delegacia Sede da cidade, afirmou que não havia "prova material" de que o serralheiro havia feito disparos. Nenhuma arma foi encontrada.

O advogado Rodrigo Alexandre de Carvalho, que representa a família, pediu à Justiça a liberdade provisória do cliente, por acreditar que ele tenha sido vítima de uma "cena forjada da polícia". No entendimento do defensor, com base no relato dos envolvidos, a "ação desproporcional" poderia ter vitimado os menores.

"Os policiais dispararam cinco vezes, sem que houvesse qualquer tipo de reação. Jonathan, sem arma, parou o carro, obedecendo a ordem, e mesmo assim foi baleado duas vezes no desembarque. O menino, que estava no banco de trás, está em estado de choque, e a adolescente muito assustada. Eles foram algemados. É algo inadmissível", relata Carvalho.

Ainda segundo o advogado, o serralheiro relatou que percebeu quando os policiais se preparavam para alterar o local da abordagem. "Ele disse que ouviu quando os PMs conversaram entre si para que fosse 'arranjada' uma arma para deixar com ele. Mas aquela movimentação chamou a atenção, e já tinha muita gente olhando".

Carvalho ainda questiona o atendimento prestado pelos médicos do Hospital de Cubatão, que, ainda segundo o cliente, foram pressionados pelos policiais para que dessem alta, mesmo sem ele ter condições. "Jonathan está com balas alojadas, pois pediram para liberá-lo, porque ele não mereceria o procedimento".

A Secretaria de Saúde de Cubatão informou que Jonathan deu entrada no Pronto Socorro Central, mas, após atendimento na emergência, foi levado ao Hospital de Cubatão, que é administrado pela Fundação São Francisco Xavier. A transferência ocorreu em razão da gravidade do quadro e pela necessidade de cirurgia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos