Guarda Municipal apreende mais de 500 porções de drogas em Teresina

Números são referentes ao período de janeiro a setembro de 2017

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), criada com o intuito de garantir espaços públicos com segurança, chega a nove meses de atuação com bons resultados nas atividades de prevenção a crimes em locais públicos de concentração de populares.

Desde o dia 24 de janeiro, data de início da atuação dos guardas, até o mês de setembro, foram registradas 506 apreensões de porções de drogas em 88 operações realizadas em praças e parques da capital. 

De acordo com os dados oficiais da instituição, foram apreendidos 250 invólucros de maconha; 136 de cocaína; 28 de crack; dois de loló; e 52 medicamentos tarja preta sem prescrição médica. Também foram apreendidas 35 armas brancas, como facas e materiais pontiagudos; além de cinco simulacros de arma de fogo e um revólver. Houve, ainda, 19 conduções à Central de Flagrantes de Teresina, por motivos como: tráfico de drogas; porte de armas; por ameaça e desacato à Guarda Municipal; por lesão corporal; pichação e também por porte de animais silvestres sem a devida licença ambiental. 

Guarda Municipal  (Crédito: Reprodução)
Guarda Municipal (Crédito: Reprodução)

Para o Capitão Monteiro Silva, comandante da Guarda Municipal de Teresina, as ações têm aproximado os guardas da população, além de conquistar a confiança daqueles que frequentam os espaços públicos.

“A população tem recebido e colaborado com a Guarda Municipal nas praças e parques. O número 153, disponibilizado no último mês de setembro, também tem auxiliado o nosso trabalho, porque aproxima ainda mais a população dos guardas municipais”, pontua o comandante da GCM. 

De acordo com o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, “a Guarda Municipal tem ocupado bem os espaços públicos em que ela está sendo escalada, realizando um bom trabalho, sobretudo em relação à apreensão de drogas, garantindo às famílias a utilização desses espaços. Essa é a missão da Guarda: promover a segurança das pessoas nos locais públicos”, afirma Samuel Silveira. 

Ao todo, a Guarda Municipal conta com um efetivo de 115 guardas. Criada por meio da Lei Complementar nº 3.834, a atuação da Guarda Municipal é, primordialmente, para a proteção do patrimônio público e assistência à comunidade. Os guardas atuam em pontos como Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte e Centros de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul. Também estão presentes nas praças da Bandeira, Fripisa e Rio Branco e fazem patrulhamento diário no Parque da Floresta Fóssil.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com