Mariano Marques tomou a faca de assaltante após ser atingido

O médico do apresentador afirmou que ele teve ajuda divina.

O médico Rodrigo Valença, do Hospital de Terapia Intensiva (HTI), afirmou que o apresentador Mariano Marques disse para ele que chegou a tomar a faca do assaltante que tentou roubá-lo na noite de sábado (21), em um pagode próximo a praça do Liceu, no Centro de Teresina. O médico que é oncologista e amigo de Mariano declarou que acha que houve providência divina por fazer com que uma enfermeira estivesse no local do crime e amarrado uma camisa em seu braço para evitar maior sangramento.

Rodrigo Valença disse que Mariano Marques teve lesão nos dois braços e que esses ferimentos representam um ‘movimento de defesa’ para se defender da agressão do assaltante. “Quando ele se virou, eu acho que o assaltante reagiu e perfurou o braço direito dele, nessa situação o assaltante foi perfurá-lo de novo e ele colocou o braço esquerdo em um movimento de defesa, por isso foi perfurado o braço direito e o esquerdo. Graças a Deus nesse movimento ele conseguiu tirar a faca do criminoso por isso que não teve outras perfurações no tórax, no abdômen e os ferimentos ficaram só nos braços. Mariano é um homem forte e conseguiu se livrar dessa faca. O assaltante quando conseguiu ver que Mariano tinha se livrado da faca, ele fugiu”, declarou o médico.

Rodrigo Valença (Crédito: Efrem Ribeiro)
Rodrigo Valença (Crédito: Efrem Ribeiro)

A cirurgia no braço direito foi feita pelo cirurgião Rodrigo Oliveira. Mariano Marques está com quadro de saúde estável mas deverá permanecer na UTI por pelo menos 24 horas após a cirurgia e depois ficará internado no HTI por uma semana.

Rodrigo Valença disse que Mariano não terá nenhum comprometimento de movimento nos braços, segundo ele, a artéria e o nervo andam juntos no organismo humano, mas o golpe de faca não atingiu o nervo. “Se tivesse acertado o nervo ele ia perder o movimento dos braços, mas ele não perdeu, ele perdeu tanto sangue porque acertou a arteira onde o sangue anda com mais volume”, falou o oncologista.

Segundo ele, quando Mariano chegou no HTI ele estava com pressão arterial de 6 por 4 - que é considerada muito baixa -, mas foram tomadas todas as providências, onde ele recebeu transfusão de sangue, soro e levantou a pressão.

O médico afirmou que Mariano Marques deve a vida à Nossa Senhora de Fátima quem é devoto, segundo ele, Mariano nunca deixou de estar consciente e chegou a falar que talvez tivesse cometido um erro de ter ido ao pagode, mas o médico argumentou que não é para ele se sentir culpado, é que a violência em Teresina está muito grande. Rodrigo Valença falou para a roda de amigos de Mariano que estava preocupado com seu estado de saúde, ele acredita que houve a providência divina tanto da enfermeira como no hospital que teve pronto atendimento muito rápido de socorro.

Médico explica estado de saúde de Mariano Marques (Crédito: Efrem Ribeiro)
Médico explica estado de saúde de Mariano Marques (Crédito: Efrem Ribeiro)

O cirurgião Paulo Márcio Nunes, do HTI, afirmou que Mariano Marques encontra-se bem, está em uma situação clínica estável, apesar de ter sido vítima de uma lesão grave, que o golpe de faca atingiu o vaso principal do braço. “O vaso e a veia principais do braço foram atingidos pela faca, é o que nós médicos chamamos de artéria que leva todo o sangue para o braço. A veia principal foi seccionada, cortada por uma arma branca. O tratamento foi feito de controle do sangramento, primeiro, que foi a estabilização e imediatamente ele foi submetido a uma cirurgia que fez a restituição do vaso sanguíneo. Foi uma cirurgia executada pela equipe do dr. Rodrigo Oliveira que fez com maestria e o resultado foi muito bom. A evolução clínica que é resultado do procedimento médico propriamente dito foi satisfatória porque o paciente está vivo”, declarou.

Segundo ele, foi restituído o movimento do braço sem nenhuma lesão neurológica e nenhum comprometimento dos nervos.

Paulo Márcio Nunes (Crédito: Efrem Ribeiro)
Paulo Márcio Nunes (Crédito: Efrem Ribeiro)
Mariano Marques (Crédito: Reprodução)
Mariano Marques (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Efrem Ribeiro
logomarca do portal meionorte..com