PRF realiza apreensão de carga de madeira ilegal na BR-343

A apreensão ocorreu na BR-343, no município de Buriti dos Lopes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  realizou a apreensão de uma carga de 30 m³ de madeira serrada sem a devida documentação ambiental, sem origem legal, em uma carreta Volvo vindo da cidade de Uruara, no Pará. A abordagem ocorreu no km 49 da BR-343, na altura do município de Buriti dos Lopes. 

O condutor da carreta, identificado apenas pelas iniciais M. B. de P. declarou levar apenas madeira para uso em portais, alegando suposta dispensa de guia florestal, a qual teria como destino final a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.

Os profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, fizeram verificação e descobriram que a carga, além de conter portais, sem a devida guia florestal, incluia ainda outros perfis de madeira serrada de valor financeiro muito maior.

Após os devidos encaminhamentos, o órgão ambiental destinou a carga à Prefeitura Municipal de Parnaíba e foram realizados os procedimentos legais cabíveis à conduta do motorista do veículo, configurando, portando, como crime ambiental de acordo com a lei 9.605/98.

 Carga de madeira ilegal apreendidana BR-343 (Crédito: Divulgação)
Carga de madeira ilegal apreendida na BR-343 (Crédito: Divulgação)









Fonte: Portal Meio Norte/PRF
logomarca do portal meionorte..com