Policias se unem para combater a poluição sonora em Teresina

As Polícias Militar, Civil, Ambiental, junto com a Strans e a Delegacia do Silêncio estão unidas para combater essa ação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O hábito de ligar o som do carro no volume máximo pode custar caro aos donos dos paredões. A fiscalização em relação à Lei do Silêncio em Teresina está cada vez mais rigorosa. As Polícias Militar, Civil, Ambiental, junto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e a Delegacia do Silêncio estão atentas aos veículos e estabelecimentos comerciais que ultrapassam o limite permitido para a altura de seus sons.

Nesse final de semana, oito veículos foram apreendidos em Teresina por estarem com volume acima do permitido.

Eles foram conduzidos para o pátio da Delegacia do Silêncio e só serão liberados aos seus donos após decisão judicial. ?Quando nós apreendemos o veículo, nos levamos para o pátio da delegacia. E, então, o seu proprietário tem que decidir se desmonta, para enfrentar o processo judicial e levar o seu carro de volta, ou não desmonta e fica sem carro até a liberação?, disse o delegado titular da Delegacia do Silêncio, Evaldo Farias.

Após decisão judicial, o motorista pode ser condenado a cumprir pena de seis meses a dois anos de reclusão, mais uma multa, em valor a ser divulgado pela Justiça. Além disso, se pego em flagrante pela Strans, o proprietário do veículo recebe multa no valor de R$ 127,00 e perde cinco pontos na carteira.

Além das polícias, a população também é uma grande aliada para fazer valer essa lei. Para denunciar, as pessoas podem ligar para o número 181 e fazer denúncia anônima ou não anônima, dependendo do caso. ?Se a pessoa fizer a denúncia e nós conseguirmos fazer o flagrante, ela não precisará se identificar. Mas se nós não conseguirmos flagrar, nós precisamos da vítima que fez a denúncia?, disse o delegado.

O volume permitido para áreas residenciais é 45 decibéis e para áreas mistas (com residências e comerciais) é de 75 decibéis. ?Os donos de bares também precisam ficar atentos. Se o som do veículo tiver ligado na energia do bar, dono do estabelecimento também será multado e poderá ter seu alvará de funcionamento caçado pela prefeitura?, alertou o delegado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES