Poliomielite: Piauí está acima da média nacional de vacinação

O Piauí está entre os estados da federação, que ultrapassaram a média nacional de imunização contra a doença

vacinação | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite já foi encerrada, mas as doses do imunizante continuam disponíveis em todos os postos de saúde. Crianças de até cinco anos devem manter atualizado o cartão de vacina. O Piauí está entre os estados da federação, que ultrapassaram a média nacional de imunização contra a doença, porém a Secretaria de Estado da Saúde, alerta pais e responsáveis sobre a necessidade de vacinar suas crianças para que se atinja a meta esperada de 95% desse público vacinado.

Piauí está acima da média nacional de vacinação - Foto: Reprodução

De acordo com o levantamento do Sistema Nacional de Imunização, o Piauí alcançou a média de 75,83% de crianças até cinco anos imunizadas contra a poliomielite. A média nacional é de 72,57%, mas o objetivo é que 95% desse público estejam vacinados. “A poliomielite pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal inadequada, não é tratável, mas é totalmente evitável por vacinação. Por isso fazemos um alerta aos pais e responsáveis, que procurem os postos de saúde e imunizem seus filhos até cinco anos”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

Mesmo com o fim da campanha, os postos de saúde continuam imunizando contra a poliomielite.  Podem se vacinar as crianças de 01 a 04 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, buscando aumentar a cobertura vacinal contra a doença. “Pedimos a colaboração de todos os gestores municipais e também o engajamento de pais e responsáveis, para que nossas crianças sejam vacinadas e afaste de vez o risco do retorno dessa doença, que está há mais de 30 anos erradicada no país”, lembra o superintendente. 

Paralisia infantil

A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular. A doença é causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES