Firmino Filho discute parcerias com a vice-prefeita de Estocolmo

Prefeito de Teresina realizou três palestras na Suécia

O prefeito Firmino Filho e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, estiveram nesta quinta-feira (31) em audiência com a vice-prefeita de Estocolmo para o Meio Ambiente, Katarina Luhr, do Green Party. Os gestores trataram sobre possíveis parcerias  acerca da questão ambiental entre as duas cidades.

"Discutimos os desafios ambientais das duas cidades e possíveis áreas de cooperação. Estocolmo é a cidade mais avançada do mundo em questões ambientais e qualidade de vida. A ideia é aprender com as ações já implantadas, principalmente em relação a saneamento, qualidade de água,  questão de transporte e redução de emissão de carbono, tudo relacionado ao meio ambiente. Ou seja, é uma agenda para o futuro de Teresina", destaca Firmino Filho. 

Firmino Filho e a vice-prefeita de Estocolmo (Crédito: Reprodução)
Firmino Filho e a vice-prefeita de Estocolmo (Crédito: Reprodução)

Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Atualmente, a renda per capita de sua população equivale a oito vezes a da população teresinense.

A cidade é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, pela arborização de seus parques, é uma das mais limpas, organizadas e seguras do mundo. Tem um rica vida cultural e gastronômica e oferece boa  qualidade de vida aos seus moradores. Há décadas, figura como uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos. Nos últimos anos, tem sido citada entre as cidades mais habitáveis do mundo.

Semana Mundial da Água

Firmino Filho e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, estão em Estocolmo participando da Semana Mundial da Água, a convite do Banco Mundial. O prefeito foi destaque em três eventos e realizou palestra em dois, falando do case de sucesso que se tornou o projeto Lagoas do Norte, um dos mais bem sucedidos projetos multissetoriais integrados que o Banco tem implementado no mundo como um todo.

Na primeira fase do programa foram realizadas obras de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos, sistema viário, além de ações de mobilização comunitária, cultura, educação, esporte e lazer.

Fonte: Portal Meio Norte