Governador destaca a participação do PI na Independência do Brasil

Sessão em homenagem ao Dia do Piauí aconteceu nesta terça

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (17), na Câmara do Deputados, em Brasília, de sessão solene em homenagem ao Dia do Piauí. O estado completará 195 anos de emancipação em 19 de outubro. No evento, foi destacada a importância da participação do Piauí nas lutas pela independência do Brasil.

"O Piauí teve uma importância não apenas regional, mas nacional na independência do Brasil. Este momento na Câmara nos possibilitou conhecer um pouco mais da história do nosso estado, onde tivemos que lutar muito, com pessoas doando a vida para ter um país livre. Além disso, no Piauí, outras lutas merecem destaque, tais como as em prol da erradicação do analfabetismo, da qualidade de vida e do crescimento econômico", destacou Wellington. 

Governador em sessão solene na Câmara dos Deputados  (Crédito: Surpi)
Governador em sessão solene na Câmara dos Deputados (Crédito: Surpi)

"Estamos fazendo um esforço para sempre mostrar ao Brasil o papel fundamental que tivemos no momento da independência e trazemos a história ao Parlamento Federal, deixando nos anais desta casa para que possam ser realizadas pesquisas futuras por aqueles que queiram compreender a importância do Piauí neste importante marco do país", pontuou o deputado.

Com o evento, o Piauí é alvo de três sessões destinadas a destacar datas históricas (13 de março de 1823, 24 de janeiro de 1823 e 19 de outubro de 1822) em que ocorreram episódios que mostram a participação do estado na construção da independência do Brasil. A primeira solenidade ocorreu em março e tratou sobre a Batalha do Jenipapo. A segunda, em agosto, focou os 300 anos de Oeiras, e hoje, a sessão homenageou o 195º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil - Dia do Piauí. 

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com