Ministro da Saúde vem a Teresina ainda este mês

Ministro esteve reunido com o prefeito Firmino Filho nesta quinta

Nesta quinta-feira (09), o prefeito Firmino Filho anunciou a vinda à Teresina do ministro da Saúde, Ricardo Barros, marcada para o dia 20 deste mês. Durante conversa com o ministro em sua primeira viagem a Brasília neste ano, o prefeito relatou o avanço pela qual vem passando a estrutura de saúde da capital e colocou a preocupação em relação ao financiamento.

"Fomos ao ministério na companhia do doutor Sílvio Mendes [presidente da Fundação Municipal de Saúde] e falamos justamente das questões da saúde pública da cidade de Teresina e do Estado, em especial em relação ao financiamento. O ministro ficou de fazer uma análise pormenorizada do quadro e no dia 20 vem a Teresina para visitar o HUT e vários outros hospitais de referência, como o HGV e o Hospital Universitário", disse o prefeito.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros (Crédito: Reprodução)
Ministro da Saúde, Ricardo Barros (Crédito: Reprodução)

Há tempos, Teresina tem ultrapassado o limite constitucional de destinação de verbas para o setor. Enquanto a maioria dos municípios piauienses e mesmo a maioria das capitais brasileiras investem 16%, a capital piauiense vem, a cada mês, destinando 34% de sua receita corrente líquida somente em saúde. A principal causa é o atendimento de pacientes vindos da maioria dos municípios do interior do Piauí e de outros estados, principalmente Maranhão e Pará. 

Fonte: Portal Meio Norte