Silas consegue federalização da estrada de Jerumenha a Guadalupe

A BR 135 inicia em São Luiz e vai até Belo Horizonte.

Um trecho de 42 km na PI-135, que liga as cidades de Guadalupe a Jerumenha, no Sul do Piauí, está em péssimo estado. Os gestores públicos realizam continuamente uma série de operações "tapa buracos”, mas o resultado do trabalho dura pouco pois o tráfego é intenso.  Por conta disso,  o deputado federal Silas Freire (PR) esteve com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit, Valter Casimiro, relatando o problema e em busca de uma solução definitiva. 

"Esse trecho do problema relatado pertence ao estado, embora a BR 135 passe por cima dele, ou seja, o sobrepõe com destino ao Maranhão. Na nossa reunião, o diretor do Dnit me disse que tem o interesse de federalizar se o governo do estado concordar, já que é uma passagem para outro estado. ", destacou Silas Freire. 

Diante da recomendação do Dnit, Silas conversou com o governador Wellington Dias que aceitou a proposta e vai preparar todos os trâmites para que o Dnit possa assumir a administração da via,  "Com a federalização, o trecho em questão receberá uma reforma total e ainda vai ter a manutenção permanente do projeto Crema, o mesmo que já conseguimos para a estrada entre Floriano e Jerumenha. ", comemorou o deputado destacando que a federalização só tratá benefícios e tira esse ônus da manutenção e reparação da estrada do estado do Piauí. 

O diretor do Dnit no Piauí , Paulo de Tarso, também defende a federalização e revela que já está preparando toda a documentação necessária, "Vamos trabalhar neste sentido pois entendemos como de grande importância para o desenvolvimento da região, precisamos apenas seguir alguns procedimentos administrativos na execução desta solicitação e por isso, já estamos organizando o que é preciso.", contou. 

A BR 135 inicia em São Luiz e vai até Belo Horizonte,  ela cruza o Piauí justamente neste trecho no Sul do estado. Na verdade, já é federalizada a BR 135 que vai de Jerumenha, Bertolínea, Bom Jesus, Corrente até a divisa com a Bahia, está faltando apenas o trecho de Jerumenha a Guadalupe. 

Importância econômica 

A PI 135 representa a rota de desenvolvimento do Sul do estado, para se ter uma idéia, são diversos os projetos que movimentam a economia não só da região, mas do estado como um todo. 

Um exemplo é o perímetro irrigado Platôs de Guadalupe, onde o foco é a fruticultura, com destaque para a banana. Também em Guadalupe se localiza a barragem de Boa Esperança e nela usina que gera energia para o estado. Outro destaque em Guadalupe é o projeto Terracal Alimentos e Bio Energia que além de produzir cana-de-açúcar e tomate, promove a geração de energia de biomassa, um dos maiores empreendimentos do agronegócio no Piauí com investimento de mais de 5 bilhões. Soma-se a isso ainda, o escoamento dos produtos dos cerrados. 

 

Essa intensa atividade econômica faz necessárias melhorias nas condições das estradas e esta é uma reclamação recorrente, afinal, é intenso também o fluxo de veículos para transporte dos produtores gerados por lá.

"A federalização será uma grande conquista e estamos intermediando essa situação entre o governo estadual e a direção nacional do Dnit a fim de que em se transformando a PI numa BR, ela tenha condições de tráfego bem melhores para que a região continue a crescer e se desenvolver em ritmo cada vez mais acelerado.", finalizou Silas Freire. 

Fonte: Ascom
logomarca do portal meionorte..com