Silas Freire cobra nomeação de servidores do INSS

Deputado federal esteve reunido com o presidente nacional do INSS

O deputado federal Silas Freire (PR) esteve reunido com o diretor presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social no Brasil- INSS , Leonardo Melo, para tratar da deficiência dos números de servidores do órgão no Brasil, em especial no Piauí, e cobrar a convocação de aprovados no concurso público para o INSS realizado em 2015.

Segundo o parlamentar, o deficit de servidores é muito grande e está prejudicando a população, “A carência de pessoal para atendimento no INSS é enorme, por isso, fomos cobrar o chamamento dos aprovados do último concurso de 2015. Foram aprovados cerca de 950 candidatos e até agora foram chamados 450, faltando então 500 pessoas que poderiam estar na ativa.”, argumentou.

Silas Freire em audiência com o presidente nacional do INSS (Crédito: Reprodução)
Silas Freire em audiência com o presidente nacional do INSS (Crédito: Reprodução)

Como resultado, o diretor Leonardo Melo comunicou entrou em contato com o Ministério do Planejamento para que os 500 aprovados restantes possam ser nomeados pelo menos até o final do primeiro semestre deste ano, como também a prorrogação do concurso para mais 2 anos, conforme o pedido do deputado Silas Freire.

Na oportunidade, o diretor do INSS informou ainda que um terço dos servidores estão se aposentando e que existem agências que não estão funcionando por falta de pessoal. Por isso, a conclusão foi de que chamar apenas os 500 que faltam do último concurso não resolverá o deficit, que chega a 3 mil e 700 servidores.

“O diretor Leonardo Melo pediu nosso apoio político para que além dos 500 aprovados, sejam chamados também o excedente do mesmo concurso. Não existe na Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO, a previsão para novo concurso na previdência, por isso, vamos lutar para concretizar este chamamento dos excedentes, pois o quadro de servidores é realmente insuficiente.”, explicou Silas Freire.

Em defesa dos concursados

É oportuno ressaltar que o deputado Silas Freire já entrou em defesa dos concursados anteriormente em favor dos aprovados da Eletrobrás em 2014 e, inclusive, esteve em audiência com o diretor nacional da Eletrobrás, José da Costa, além de ter pressionado de todas as formas possíveis para que os aprovados fossem nomeados. 

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com