W. Dias anuncia programa de empréstimo para reforma de casas no PI

Empréstimos poderão a chegar a R$ 13 mil por servidor

O governador Wellington Dias anunciou, ao entregar escrituras de regulamentação de posses, de casas no conjunto Bela Vista, na zona Sul de Teresina para 902 famílias que o governo do Estado e Caixa Econômica Federal irão oferecer a partir do próximo ano um empréstimo de até R$ 13 mil para as 20 mil famílias fazerem “puxadinhos”, reformas e melhorias em suas casas e apartamentos.

Ele declarou que o programa de melhorias habitacionais em sua primeira fase vai beneficiar 20 mil famílias no Piauí, através da criação de um fundo de aval em que o Governo do Estado destina um valor para empréstimo e a Caixa Econômica completa.

Às 10h de domingo o Governador Wellington Dias vai se reunir com a direção da Caixa Econômica Federal do Piauí, com a diretoria da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e com a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), para estabelecer os critérios dos empréstimos para as famílias que querem fazer reforma em suas casas. “O empréstimo é para as famílias que já tem casa, mas querem melhorá-las fazendo puxadinhos, consertar o telhado, fazendo pinturas, reforma de paredes. O Governo Federal vai lançar um programa semelhante mas para 10 mil famílias em todo o Brasil, mas só o Piauí vai beneficiar 20 mil famílias, então a solução foi criar o fundo de aval já que o Governo do Estado tem uma agência de fomento que pode ajudar a financiar os empréstimos dessas famílias”, falou Wellington Dias.

Os juros para os empréstimos serão baixos e as condições de pagamento são semelhantes ao cartão Construcar da Caixa Econômica Federal. O governador informou que no dia 8 de dezembro o presidente da Caixa Economica Federal, Gilberto Occhi virá ao Piauí inaugurar casas já construídas. A presidente da ADH, Gilvana Gayoso informou que o governo vai construir 1400 novas casas e apartamentos, sendo que, 560 apartamentos são para militares da região próximo ao Zoobotanico, na zona Leste de Teresina, e mais 600 casas serão no Parque Sul, na zona Sul de Teresina, para servidores públicos. Além de outras casas no interior do Estado.

Wellington Dias afirmou que os investimentos em construção civil gera empregos, justamente a área que tem mais crise hoje no país e construindo casas é possível empregar pedreiros, ajudante de pedreiros, trabalhadores de cerâmica, transportes e da produção de material da construção civil.

Fonte: Com informações do Repóter Efrém Ribeiro - Jornal Meio Norte