Wellington inaugura Unidade de Bombeamento de Água na zona sudeste

Incremento no abastecimento é de cerca de 600 mil litros por hora

O governador Wellington Dias inaugurou na manhã desta terça-feira 24) a Unidade de Bombeamento de Água (Booster) na zona sudeste de Teresina. A obra vai beneficiar mais de 200 mil pessoas e faz parte de um conjunto de melhorias que a Empresa Águas de Teresina pretende realizar no sistema de abastecimento da capital.

Com a instalação do Booster a melhoria no abastecimento foi de cerca de 600 mil litros de água a mais, por hora. Para o governador a obra vai trazer grandes benefícios principalmente nesse período de altas temperaturas.

“Essa obra foi executada numa rapidez que seria muito difícil se fosse realizada apenas pelo setor público, foram apenas 28 dias. Então aqui agora são 600 mil litros de água por hora para abastecer a região do Grande Dirceu, Renascença, Tancredo Neves entre outros mais que serão beneficiados também. Recordo que ano passado essa região nesse mesmo período estava sendo atendida com o carro-pipa, então a empresa Agea já investiu cerca de R$140 milhões em melhorias no abastecimento de água da cidade, foram mapeados bairros que precisavam de melhorias urgentes e já estão sendo realizados serviços inclusive hoje na região da Santa Maria da Codipi e Jacinta Andrade, são cerca de 31 regiões já beneficiadas e esse modelo vem para nos tirar do patamar de capital atrasada nessa área principalmente na área de esgotamento e poder daqui a 5 ou 10 anos atingir uma boa meta de atendimento”, explicou Dias.

Governador Wellington Dias (Crédito: João Albert)
Governador Wellington Dias (Crédito: João Albert)

O diretor-presidente da Águas de Teresina, Italo Joffily, acredita que muito ainda deve ser trabalhado, mas que o Booster é sim um ganho para a população da região.

“A solução de um problema de fornecimento de água não é só na produção e distribuição, ela tem vários setores que precisam ser contemplados. Essa ação fazia parte do plano emergencial do aumento do fluxo de água da região Sudeste que inclui o Grande Dirceu, que vai resolver uma boa parte do problema, mas outras medidas serão realizadas a médio e longo prazo trazendo sim o nosso objetivo final que é o total abastecimento de água com qualidade e rapidez a todo a população”, contou.

Com a unidade de bombeamento, a água está chegando com mais rapidez às residências, especialmente em áreas mais altas ou situadas distantes do ponto de distribuição da água. O líder comunitário do Renascença, Ricardo Campos, ressaltou que a obra superou as expectativas. 

Unidade de bombeamento de água no Dirceu (Crédito: João Albert)
Unidade de bombeamento de água no Dirceu (Crédito: João Albert)

“Hoje nós temos água na torneira de domingo a domingo, eu acredito que agora são novos tempos em que a gente não precisa se preocupar mais com a falta de água para higiene, ou para fazer comida. Essa obra realmente mudou para melhor a rotina dos moradores dessa região”, revelou o morador.

Booster estará ligado ao sistema principal que abastece a região do Grande Dirceu.  Os bairros e conjuntos habitacionais diretamente beneficiados são: Dirceu Arcoverde I e II; Renascença I, II e III; Parque Ideal; Novo Horizonte; Colorado; Gurupi; Alto da Ressurreição; Tancredo Neves; Itararé e Comprida.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com