Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Poluição mata mais do que cigarro, revela estudo internacional

Cientistas constatam que 8,8 milhões de pessoas morreram em apenas um ano, mais do que as 7 milhões de vítimas anuais do tabagismo

Poluição mata mais do que cigarro, revela estudo internacional
|
Compartilhe

A poluição do ar mata mais pessoas do que o tabagismo, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira, dia 12, no "European Heart Journal". Pesquisadores da Alemanha e do Chipre estimaram que, em 2015 — último ano com dados globais disponíveis —, a poluição causou 8,8 milhões de mortes. Isso é quase o dobro do que cientistas estimavam até então (4,5 milhões). Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o cigarro mate cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo.


Poluição do ar é vilã . Foto: Reprodução

Com esses dados em mãos, os cientistas pedem urgência nas ações globais para diminuir drasticamente a queima de combustíveis fósseis, grandes poluidores do ar.

"Quando usamos energia limpa e renovável, não estamos apenas cumprindo o Acordo de Paris para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Também estamos reduzindo as taxas de mortalidade relacionadas à poluição do ar em até 55% ", diz o coautor da pesquisa, Jos Lelieveld, do Instituto Max-Plank de Química em Mainz, na Alemanha.

Em todo o mundo, segundo os cálucos de Lelieveld e de seus colegas, a poluição causou 120 mortes extras em cada 100 mil pessoas por ano. Em algumas partes da Europa, a taxa é ainda maior, de até 200 em cada 100 mil.

"Para colocar isso em perspectiva, isso significa que a poluição do ar causa mais mortes extras por ano do que o consumo de tabaco — disse Thomas Munzel, do Departamento de Cardiologia do Centro Médico Universitário de Mainz", .Fumar é evitável, mas a poluição do ar não é.

Os pesquisadores descobriram que na Europa — o foco principal da pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia — a poluição do ar causou 790 mil mortes, entre 40% e 80% delas por doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Tudo em decorrência de poluição.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar