Ponta d“Areia e Calhau são as praias mais sujas de São Luís

A pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão ouviu 344 pessoas nas praias de São Luís

Ponta d"Areia e Calhau são as praias mais sujas de São Luís | Imirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Praias de areias limpas, mas de ?guas impr?prias para o banho. S?o exatamente iguais (42,7%) os dois ?ndices que aprovam e desaprovam Ponta d?Areia, S?o Marcos, Calhau/Caolho, Olho d??gua e Praia do Meio. A coleta do lixo sistem?tica gera satisfa??o em meio aos freq?entadores da orla de S?o Lu?s, mas os esgotos in natura lan?ados a olhos vistos e os constantes avisos das autoridades sanit?rias de que as ?guas n?o est?o pr?prias para o banho geram o conceito de que mergulhar no mar de S?o Lu?s n?o ? pr?tica saud?vel.

A pesquisa Escutec/O Estado do Maranh?o ouviu 344 pessoas nas praias de S?o Lu?s, durante os tr?s dias do feriad?o do ?ltimo fim de semana. Praias de areias limpas, linhas de ?nibus abundantes e a presen?a de gente bonita s?o os tr?s fatores que mais encantam os ludovicenses que curtem a faixa que se estende da Ponta d?Areia aos limites da Praia do Meio com a do Ara?agi. J? a polui??o provocada pelos esgotos, os pre?os elevados das bebidas e das comidas e a falta de banheiros higienizados s?o os principais motivos das reclama?es.

A todos os entrevistados a Escutec aplicou a mesma pergunta: ?quais os fatores positivos e quais os fatores negativos da praia que voc? freq?enta?. A cada um foi dado o direito de tr?s respostas, pela ordem de prefer?ncia, para os fatores positivos e mais tr?s para os fatores negativos.

Aspectos

De uma praia para a outra, os ?ndices de aprova??o e de reprova??o dos diversos aspectos s?o bem diferentes. A quest?o da limpeza feita pelo poder p?blico ? o primeiro ?ndice de aprova??o de praticamente a metade dos que falaram das praias do Olho d??gua, Praia do Meio e de S?o Marcos, mas cai para apenas 20% para os que estavam na Ponta d?Areia e na faixa da Litor?nea do Calhau e do Caolho.

A presen?a de gente bonita ? a primeira observa??o dos que v?o ? Praia do Meio, Calhau e Caolho, mas n?o chama tanto a aten??o de quem vai ao Olho d??gua. As linhas de ?nibus que interligam as praias aos setores de moradia dos freq?entadores facilitam muito a vida dos que v?o ? Ponta d?Areia e n?o s?o notadas pelos que preferem a Praia do Meio e a Praia de S?o Marcos, em geral dos que optam pelo transporte pr?prio.

Na Ponta d?Areia, a maior queixa ? a falta de seguran?a; j? os freq?entadores da Praia de S?o Marcos reclamam dos pre?os das comidas e das bebidas, enquanto destacam a higiene de bares, facilidade de estacionamento e limpeza das areias; os do Calhau e Caolho se orgulham de ver muita gente bonita e de ter transporte f?cil, mas se queixam da sujeira e tamb?m dos pre?os elevados.

Quem vai ao Olho d??gua elogia a limpeza, a facilidade do ?nibus e a seguran?a, mas se queixa da falta de higiene dos banheiros e da polui??o sonora, enquanto a Praia do Meio recebe elogios pelos aspectos da limpeza, da qualidade do banho (? a ?nica que recebe essa observa??o) e da presen?a de gente bonita, ficando as reclama?es tamb?m para a quest?o do mar polu?do, da falta de higiene dos bares e da polui??o sonora produzida pelos carros com seus sons exagerados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES