Ponte entre Rússia e Crimeia é atingida por bombas;russos falam em 3 mortos

Um caminhão explodiu e incendiou sete tanques de um trem de carga que transportava combustível.

Ataque na ponte que liga Rússia à Crimeia | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Explosões violentas atingiram, neste sábado (08), a única ponte que liga o território russo à península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente por Moscou em 2014. Segundo autoridades russas, um caminhão explodiu e incendiou sete tanques de um trem de carga que transportava combustível. Três pessoas morreram no incidente.

"Um homem e uma mulher que estavam em um veículo que passava na ponte foram mortos pelos explosão e seus corpos foram recuperados", afirmou o Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia, sem fornecer detalhes sobre a terceira vítima.

Fogo sobre a Ponte entre Rússia e Crimeia | FOTO: AP

De acordo com o Comitê, o incêndio foi causado por uma bomba detonada no caminhão. Um trecho da parte rodoviária da ponte teria desmoronado. Não houve danos ao arco sobre o trecho navegável.

Nas redes sociais, o jornalista ucraniano Oleksiy Soroki postou um vídeo que seria do momento da explosão.

A ponte rodoviária e ferroviária, construída por ordem do presidente Vladimir Putin e inaugurada em 2018, é a única via ligando a Crimeia à Rússia, sendo atualmente usada principalmente para transportar equipamentos militares para as forças armadas russas na guerra contra a Ucrânia.

Repercussão

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podoliak afirmou no Twitter que este seria "o começo". Ele não fez nenhuma conexão direta com o incêndio da ponte da Crimeia, mas escreveu: "Tudo o que é ilegal deve ser destruído, tudo o que foi roubado deve ser devolvido à Ucrânia, tudo o que está ocupado pela Rússia deve ser expulso".

O Ministério do Exterior da Rússia disse neste sábado que a reação da Ucrânia à explosão na ponte que liga a Crimeia ao continente mostrou a "natureza terrorista" de Kiev. "A reação do regime de Kiev à destruição da infraestrutura civil mostra sua natureza terrorista", disse no Telegram a porta-voz do ministério, Maria Zakharova.

Putin ordenou uma investigação oficial sobre a causa do incêndio.

O Kremlin já havia alertado contra um bombardeio da ponte de 18 quilômetros e tinha ameaçado responder a uma ação do gênero com ataques a centros de comando na capital ucraniana, Kiev.

Explosões abalam Kharkiv

Uma série de explosões também abalou na manhã de sábado a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia. A agência de notícias AP reportou enormes colunas de fumaça subindo ao céu e a ocorrência de uma série de explosões subsequentes.

De acordo com o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, mísseis caíram no centro da cidade. As explosões provocaram incêndios em um centro médico da cidade e em um prédio não residencial. Ainda não há informações sobre feridos.

Com informações da Deutsche Welle via g1

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES