Ponte Estaiada reúne várias tribos que buscam lazer, esportes e tranquilidade

Os domingos do complexo turístico da Ponte Estaiada nunca são iguais

No domingo, várias famí- lias visitam o Complexo Turístico da Ponte Estaiada | Moisés Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tranquilidade, aventura, diversão e história. Todos esses atrativos parecem bem distintos, mas podem ser encontrados em um único lugar em Teresina. Trata-se do Complexo Turístico da Ponte Estaiada, que aos domingos recebe as mais variadas tribos que buscam diversão e lazer na capital.

Desde a sua inauguração, o espaço tem sido uma opção de lazer, nas mais diferentes atividades para famílias, turistas, jovens e clubes específicos. O fato é que os domingos da Ponte Estaiada nunca são iguais. Sejam eles jovens, adultos e crianças, vários teresinenses circulam por lá e aproveitam os domingos para passear.

Este é o caso dos jovens que fazem parte do Grupo de Escoteiros Dom Severino Vieira Melo. Eles aproveitam o espaço da Ponte Estaiada para promover atividades de lazer para os integrantes do grupo e ainda para tornar o movimento mais conhecido, como explica Lícia Milena Silva Oliveira, 20 anos.

?Hoje nós trouxemos a prática do rapel para os integrantes do grupo e para as pessoas em geral que queiram conhecer a prática esportiva. Sempre realizamos atividades chaves do grupo aqui e a última foi uma corrida de bigas. A ponte é um lugar lindo, um espaço adequado para a prática e nós ficamos muito felizes que Teresina conte com um espaço desse nível?, destaca a estudante.

?Nós estamos aqui quase sempre e convidamos amigos do movimento de escoteiros, nos reunimos com outros grupos e tudo proporcionado pelo espaço que realmente é muito bonito?. enfatiza a escoteira Emanuela Chaves, 20 anos.

Estacionamento recebe exposição de carros antigos

Há também a turma dos amantes de carros antigos que, através de uma parceria com a Prefeitura de Teresina e o Clube do Carro Antigo do Piauí, tem o espaço do estacionamento da ponte para a exposição das suas paixões de aço, verdadeiras obras de arte conservadas à moda antiga e que orgulha os seus donos ?colecionadores?.

Todos os domingos os integrantes do clube se encontram por lá para trocar experiências e poder trazer um pouco de nostalgia à vida moderna através da exposição dos seus carros antigo, porém apaixonadamente conservados em perfeito estado.

?Nós ficamos satisfeitos em poder resgatar a história do automóvel e ter esse espaço. As pessoas ficam curiosas, perguntam sobre os carros, a história, pedem para tirar fotos e a gente fica feliz em perceber que jovens e adultos gostam de relembrar essa parte lúdica do passado?, declara o empresário Alberlan Sousa, 55 anos, que atualmente é também o presidente do Clube do Carro Antigo do Piauí.

Em Teresina, cerca de 35 colecionadores formam o Clube do Carro Antigo do Piauí e, segundo eles, a maior paixão é manter os veículos em perfeito estado de conservação, com suas características originais e funcionando. ?Nos dá muito orgulho sair por aí passeando com nossas paixões conservadas, e que chamam a atenção das pessoas por onde passamos e é como voltar no tempo?, revela o empresário Valdemar Leite, 57 anos.

Para eles, os carros antigos não são apenas meios de transportes, ms paixões que remetem a boas memórias. Para essas pessoas, o prazer de garimpar, recuperar e dirigir carros antigos é um luxo que ultrapassa modismos e é passado de geração para geração.

Estaiada é point de motoclubes

A Ponte Estaiada também reúne aos domingos os amantes das motocicletas. Teresina agrupa uma grande quantidade de motoclubes e entre eles o que se destaca é a paixão pela velocidade e o amor pelas suas motocicletas.

?Geralmente nós que participamos de algum motoclube temos dias específicos e locais específicos para as nossas reuniões que acontecem semanalmente?, revela o motociclistas Paulo Carvalho, 48 anos, que é funcionário público.

É justamente no fim de semana - quando a maioria dos integrantes sendo profissionais liberais como advogados, administradores e ainda funcionários públicos estão de folga - que os diversos motoclubes realizam percursos para tomar café da manhã em determinados lugares mais afastados da cidade e, quando retornam, elegem a Ponte Estaiada como point de reunião.

Lá os apaixonados exibem suas máquinas possantes em duas rodas, trocam figurinhas em relação às motocicletas e modelos e ainda se organizam. ?O clima é familiar e de total amizade?, pontua Paulino Brandim, advogado de 48 anos apaixonado pela motovelocidade.

Contudo, os integrantes de todos os motoclubes esclarecem que são exímios cumpridores das normas de trânsito e que utilizam as suas belas motocicletas - algumas de modelos raros e de beleza inquestionável - como forma de lazer e hobby, sem que isso se torne um perigo para quem as pilota.

Prática de arvorismo atrai teresinenses

?O verde exuberante que te veste? é um dos versos do hino de Teresina, que ressalta a predominância do verde na cidade. Não é à toa, Teresina possui vários parques, praças e bosques, um total de área verde de 13m²/hab, superando o valor de referência da ONU, que é de 12m²/hab. As áreas de preservação às margens dos rios são há tempos utilizadas pela população para a prática de atividades esportivas como andar de bicicleta, praticar caminhadas e passear com a família.

Uma novidade que a cidade vem experimentando e, conhecendo aos poucos, é a prática do arvorismo. A atividade é um esporte radical que consiste na travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Sendo muito utilizada no turismo de aventura, para lazer e recreação.

Em Teresina, desde dezembro de 2012 existe uma plataforma de arvorismo situada às margens do Rio Poty, na Avenida Marechal Castelo Branco. O projeto é uma parceria ente a Prefeitura de Teresina e o coordenador da pista Marconi Matos. A pista possui 192 metros de extensão e está localizada em meio ao verde e às árvores.

Nos fins de semana, os teresinenses têm a opção de testar as vantagens que a prática oferece. Este foi o caso de Vanda Maria Santana Macedo, que aprovou a prática de arvorismo.

?Eu já conhecia de ver passar por aqui enquanto fazia minhas caminhadas diárias e aproveitei o domingo para vir conhecer melhor. Gostei muito e acho interessante por ser uma opção de lazer a mais para o teresinense e por possibilitar o contato com a natureza. O clima aqui na beira do rio é até mais ameno?, conta animada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES