População de baixa renda terá redução de 2,93% na conta de energia no PI

A partir de sábado, a população piauiense deverá pagar as contas de energia elétrica 1,8% mais caras.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de sábado, a população piauiense deverá pagar as contas de energia elétrica 1,8% mais caras. A decisão foi tomada ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e também envolvem o Distrito Federal e a Paraíba. Nas residências, o aumento será de 2,37%, porém, para os consumidores de baixa renda haverá uma queda -2,93% no valor cobrado, o que corresponde a quase 70% da população piauiense. Para as indústrias, o aumento será entre 4,97% e 6,68%, em média.

No Distrito Federal os consumidores residenciais receberão uma conta 6,35% mais cara a partir de amanhã, através da Companhia Energética de Brasília (CEB Distribuição), enquanto as indústrias terão as tarifas reajustadas entre 7,61% e 9,57%.

Na Paraíba, o reajuste médio é de 3,93% para a Energisa Paraíba Distribuidora de Energia. Assim como no Piauí, o reajuste vale a partir de deste sábado, e será 3,95% maior para as residências, -1,92% para os consumidores de baixa renda e 7,35% mais caro pela energia.

O aumento previsto pela Eletrobrás Piauí, a antiga Cepisa, previa um aumento de 10% a partir do dia 28 de agosto. Os reajustes foram calculados levando em conta a variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), nos custos das distribuidoras com aquisição de energia e no aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). O CCC é um encargo aplicado sobre as tarifas para subsidiar a geração de energia em sistemas de transmissão isolados, instalados principalmente na região Norte do país e não integrantes do Sistema Interligado Nacional (SIN). (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES