População escolherá serviços em projeto-piloto da Segurança em Teresina

Mocambinho será projeto-piloto de experiências aplicadas em Medellín e Recife.

Secretário Rubens Pereira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inspirados nos projetos aplicados em Medellín, na Colômbia, para redução da violência, Recife e Belém desenvolvem projetos de políticas públicas que propõem a diminuição da violência urbana e vem obtendo resultados positivos e essas experiências foram apresentadas em Teresina durante seminário Conexão Recife-Medellín-Teresina.

No Piauí, o secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira diz que os projetos incluem políticas de atenção social, equipamentos de prestação de serviços públicos em certos locais, em que a população escolhe, numa integração com o Poder Público e em Teresina, o projeto piloto vai funcionar no Mocambinho e envolve as Secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania, Segurança Pública, Governo, Tribunal de Justiça e lideranças comunitárias.

"O local foi escolhido pela vulnerabilidade que tem a região, aproveitando espaço já existente que será adaptado para o projeto", diz o secretário, enfatizando que, em parceria com a comunidade, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, vai tratar de ações de instalação do projeto, enquanto o espaço é reformado. "Com o espaço reformado serão oferecidos cursos técnicos, de linguagem estrangeira, dentre outros", disse o secretário.

Segundo o secretário, a comunidade aponta quais serviços deseja ter acesso em áreas como educação, esporte, cultura, dança, saúde e outras oportunidades de ocupação e convivência, a fim de estabelecer um clima de paz nessas áreas, com reflexos positivos na redução da violência na região delimitada.

Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira (Divulgação)

Parceria lideranças comunitárias e Poder Público

O secretário destaca a importância da integração com as lideranças comunitárias e Poder Público, a partir da apresentação dos projetos desenvolvidos pelos colombianos de Medellín e recifenses. "São experiências de êxito que merecem uma análise local com perspectiva de também tentarmos realizar uma ação nossa, com base no que já foi exitoso em outras cidades que enfrentaram a mesma dificuldade e venceram", esclarece.

O coronel Rubens Pereira afirma que não se resolve a violência apenas com o sistema de justiça criminal (Polícia x Ministério Público x Justiça). "Quem vai preso, por algum motivo (não há prisão perpétua), um dia retorna ao convívio social e, se não tiver oportunidade de transformação, volta a delinquir", explica, enfatizando que a conversa tem que ser estabelecida mesmo é com a sociedade. "Juntos com a sociedade possamos estabelecer espaços de convivência harmoniosa, sem intolerância, sem ganância, sem ódio, sem preconceito, com respeito mútuo e paz de verdade", afirma.

Em entrevista ao Meio Norte, o secretário esclarece que o homicídio é apenas a ponta do iceberg de uma violência a varejo. "É a ponta de uma violência que não deixa nossas casas, nossas famílias. Se compararmos com outras regiões levando em consideração as mortes violentas intencionais, ainda não chegamos a uma situação mais grave, mas é preciso reconhecer que o sentimento de insegurança ainda persiste. Precisamos cuidar disso", disse o secretário, destacando a necessidade de controlar a criminalidade (a violência) com outros mecanismos de controle social fora da prisão, construindo um ambiente de paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES