População reivindica mais ônibus em Fortaleza

A população reivindica melhorias e pede uma frota maior na capital do Ceará

População reivindica mais ônibus em Fortaleza | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Filas gigantes nos terminais, ?nibus e topiques lotados, empurr?es e mau humor. Dessa forma pode ser descrita a situa??o do transporte p?blico de Fortaleza em hor?rios de pico. A popula??o reivindica melhorias e pede uma frota maior, enquanto os ?rg?os competentes alegam problemas estruturais e indicam solu?es para m?dio e longo prazo.

A leitora An?sia Virg?nia, 37 anos, relata a dificuldade di?ria de subir no ?nibus da linha Ant?nio Bezerra Papicu. ?Entre 6h e 7h30, o Terminal fica muito cheio e confuso. ? um transtorno. S? pode ter diminu?do a frota. Devia haver outra linha que ligasse os dois bairros ?.

Para a dom?stica Ana Dalva da Silva, o crescimento da popula??o n?o foi acompanhado pelo sistema de transporte p?blico. ?Al?m de demorar muito, os ?nibus j? chegam lotados. A gente leva cotovelada, empurr?o e tamb?m tem o problema da falta de seguran?a. Eu j? vi roubarem rel?gio e celular dentro do terminal?, afirmou a moradora do bairro Padre Andrade, que diz ter mais dificuldades para pegar ?nibus das linhas Siqueira Papicu Aeroporto e Grande Circular.

Ana Dalva reconhece que os pr?prios usu?rios desrespeitam as filas e que a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibiliza fiscais, em hor?rios de pico, para organizar a subida das pessoas nas linhas mais movimentadas. Mesmo assim, na opini?o da dom?stica, um aumento no n?mero de ?nibus circulando solucionaria o problema.

A falta de um transporte coletivo eficiente ? apontada pela pedagoga Mirella Raulino Ferreira como uma das maiores dificuldades dos moradores do Bairro Bom Jardim. ?? um absurdo. No Terminal do Siqueira, todo dia e toda hora h? filas quilom?tricas. Nos fins de semana, no Bom Jardim, os ?nibus demoram at? uma hora para passar. Eu j? entrei em contato com a Etufor, mas nada foi resolvido?, reclamou.

M?DIO E LONGO PRAZOS

Gestores apontam problemas estruturais

De acordo com o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, argumenta que frota do transporte p?blico na Capital cearense ? suficiente e que o problema est? na velocidade dos ve?culos, que ? muito baixa. ?N?o adiantaria n?s colocarmos mais ?nibus circulando na Avenida Santos Dumont ?s 18h. Eles ficar?o presos no engarrafamento?.

O presidente da Etufor explicou que h? um acompanhamento sistem?tico da frota, que ? dimensionada pelo n?mero de passageiros. Segundo o gestor, ? medida que aumenta a demanda de um trecho, a Etufor disponibiliza mais carros para aquela linha. ?H? o m?ximo interesse de prestarmos um bom servi?o, e temos acompanhado a demanda, principalmente nas periferias?.

Ademar Gondim tamb?m adiantou que os gestores que atuam na ?rea de transporte em Fortaleza t?m priorizado medidas para melhorar o transporte p?blico. ?Estamos trabalhando na constru??o de corredores exclusivo para os ?nibus e vamos tomar medidas para restringir o uso de alguns transportes, como os de carga, e tornaremos algumas faixas exclusivas para ?nibus?, disse.

Para Dimas Barreira, diretor t?cnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Cear? (Sindi?nibus), Fortaleza enfrenta um problema estrutural.

?Temos uma heran?a da falta de planejamento de tr?nsito e, se colocarmos mais ?nibus, a cidade pode travar. N?o h? solu??o a curto prazo?, garante Dimas Barreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES