População rejeita aumento de passagem de ônibus coletivo em São Luís

O fato é que caiu como uma bomba no colo do usuário a notícia

População rejeita aumento de passagem de ônibus coletivo em São Luís | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passam dos 92% os ludovicenses que consideram injusto o aumento das tarifas dos ?nibus urbanos em 14,47%; ? de quase 70% a impress?o de que as passagens, nos n?veis atuais, j? est?o muito caras; em torno de 80% se queixam de que a eleva??o do custo do transporte vai comprometer o or?amento, e praticamente metade das pessoas admite que ter? que diminuir suas idas e vindas. O fato ? que caiu como uma bomba no colo do usu?rio a not?cia de que a Justi?a determinou um aumento linear de quase 15% no passe de ?nibus, isso em tempos de sal?rios congelados e de infla??o anual na casa de um d?gito.

Pesquisa Escutec/O Estado do Maranh?o da semana ouviu 419 usu?rios do sistema de transporte coletivo urbano da capital maranhense, em diferentes pontos de fluxo da cidade, na quarta-feira passada. O ludovicense se revelou extremamente fragilizado, achando que a Prefeitura de S?o Lu?s deveria brigar na Justi?a em defesa dos seus direitos, mas, ao mesmo tempo, v? ?pouca firmeza? na autoridade municipal quando esta anuncia que vai ? luta. Outra constata??o ? a de que todos viram a paralisa??o de advert?ncia da semana passada, que durou seis horas, como um jogo de cena, a fim de criar ambiente para um aumento de tarifas.

Apenas 5,7% dos entrevistados consideram justo um aumento agora, de 14,47%, como determina a Justi?a. 92,4% acham injusto esse n?vel de eleva??o e 1,9% n?o souberam opinar. Quanto ?s tarifas que ainda est?o em vigor, 28,4% admitem que elas s?o justas, enquanto 68,7% dos usu?rios consideram-na ?um pouco defasadas? ou ?j? s?o caras?, restando 2,9% dos que n?o t?m opini?o formada.

Or?amento

Os que afirmam que o or?amento pessoal ou familiar sofrer? um grande golpe chegam a 79,7%, mas, se levados em conta os que acham que, de alguma forma, as contas v?o ficar mais apertadas, essa queixa se eleva a 97,1%, contra apenas 2,4% que desconsideram essa possibilidade.

Quando a pergunta ? direta, sobre se com a nova tarifa o usu?rio vai ou n?o ter que diminuir suas idas e vindas, chega-se ? conclus?o de que metade dos ludovicenses acha que ficar? mais em casa ou, de outra forma, procurar? alternativas. Os que dizem que ter?o que circular menos somam 48,9% e os que acham que manter?o a rotina, apesar do aperto no or?amento, somam 49,6%.

Praticamente 90% dos entrevistados s?o da opini?o de que a Prefeitura deveria entrar na Justi?a, at? a ?ltima inst?ncia, para tentar barrar esse aumento, mas, ao mesmo tempo, 77,1% dizem n?o ?sentir firmeza? quando se anuncia que a autoridade municipal comprar? a briga contra os donos dos ?nibus.

Outro sintoma de que o usu?rio v? o aumento como fato consumado ? que 61,8% dos que responderam ? pesquisa dizem que a greve de advert?ncia da semana passada foi encena??o, com o intuito de criar ambiente para a eleva??o das tarifas. Apenas 31,3% acham que a paralisa??o foi mesmo de iniciativa dos motoristas e que o fato de ela ter acontecido h? poucos dias da decis?o da Justi?a foi pura coincid?ncia.

?nibus ruins

No calor da discuss?o sobre o aumento das tarifas, o ludovicense avalia como ruim o servi?o prestado pelas empresas que det?m as linhas do transporte urbano da capital. A qualidade dos ?nibus ? ?tima e boa apenas para 19,8% dos que opinaram, contra 47% dos que acham que ? ruim e p?ssima. Um ter?o dos usu?rios dizem que os ?nibus, pela sua conserva??o, higiene, superlota??o e urbanidade dos motoristas, s?o apenas regulares.

O ludovicense ainda acha que os empres?rios dos transportes coletivos urbanos se esfor?am muito pouco pela melhoria dos servi?os. Tamb?m a autoridade municipal ? vista como pouco atenta ? quest?o. Os usu?rios consideram que os probelmas s? crescem, na medida em que 43% avaliam que os ?nibus est?o a cada dia piores e metade disso acha que h? alguma evolu??o no setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES