Por medida de segurança, escolas municipais de Timon passam a ter câmeras

A Secretaria Municipal de Educação anunciou a instalação de câmeras em todas as 144 escolas das zonas Rural e Urbana do município.

Câmeras são instaladas nas escolas da rede municipal de Timon | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após recorrentes ataques a escolas por todo o Brasil, unidades de ensino públicas e privadas estão buscando formas de reforçar a segurança. Em Timon, no Maranhão, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a instalação de circuitos de monitoramento eletrônico, com câmeras de alta definição em todas as 144 escolas das zonas Rural e Urbana do município.

Segundo a Prefeitura de Timon, as câmeras e monitores de vídeo estarão em todas as escolas, além de uma central geral no município que terá acesso às câmeras de todas as escolas em tempo real. O objetivo é monitorar e identificar qualquer tipo de atividade suspeita ou comportamento inadequado nas unidades de ensino, garantindo a segurança dos alunos, professores e funcionários.

“A escola já está mais tranquila, há uma sensação de segurança maior. Os próprios alunos já não fazem mais brincadeiras ‘pesadas’ porque sabem que estão sendo monitorados. Os pais também já relataram que estão mais tranquilos sabendo que os filhos estão sendo vistos por câmeras o tempo todo. A prefeita Dinair Veloso está de parabéns pelo trabalho. Eu como educadora fico muito feliz de ver uma educadora governando nossa cidade e trazendo tanta melhoria”, relatou Selma Alves, Diretora Adjunta da Escola Luiz Miguel Budaruíche,  onde foram instaladas 16 câmeras, que já estão em funcionamento há 15 dias.

Câmeras estão sendo instaladas nas escolas de Timon, no Maranhão | FOTO: Divulgação

“O monitoramento nos trouxe mais tranquilidade e, consequentemente, mais bem estar. Isso também nos dá mais confiança. E os alunos e os pais ficam bem mais tranquilos”, afirmou Guilherme Resende, professor de Geografia da unidade de ensino.

A iniciativa vem ao encontro de uma demanda crescente por medidas de segurança nas escolas. Com o monitoramento eletrônico, será possível identificar e coibir qualquer tipo de ação que possa colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos.

“Agora se alguém fizer alguma coisa errada não vai ter como esconder. Também dificulta pra alguém entrar aqui e fazer mal pra gente. Eu gostei muito do monitoramento, estou me sentindo mais segura”, falou Manuela Sousa, também do 7º ano.

Ameaças de ataques a escolas no Maranhão

Diante das ameaças de ataques a escolas no Maranhão, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou, na última semana, sobre o início das investigações para prevenir episódios de violência no ambiente escolar, que resultou em 15 apreensões no estado. Nenhum ataque foi registrado, segundo a Secretaria de Segurança.

A SSP informou que os adolescentes foram apreendidos na Grande Ilha e também nos municípios de Bequimão, Caxias, Governador Nunes Freire e Barra do Corda. Também houve apreensões nos estados de São Paulo e Goiás, em uma operação conjunta com as polícias dos respectivos estados. Por decisão judicial, cinco já foram internados em unidades de ressocialização. As medidas determinadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente estão sendo aplicadas.  

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES