Por que os jovens estão sofrendo mais infarto?

Número de infarto quase dobrou nas faixas etárias entre 18 e 44 anos na última década, aponta Ministério da Saúde.

| Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos jovens não se preocupam com a saúde do coração, mas deveriam. Um estudo da Universidade Harvard (EUA), apresentado este ano no encontro científico anual do Colégio Americano de Cardiologia, mostrou que o número de pessoas com menos de 40 anos que sofreram infarto cresceu num ritmo de 2% ao ano durante os 10 anos de pesquisa --e 20% dos sobreviventes de infarto entre 2000 e 2016 estavam dentro da faixa etária. As informações são do Uol

No Brasil, ataques cardíacos e AVC são as doenças que mais matam antes dos 60 anos, e é comum ouvirmos que o infarto costuma ser mais "perigoso" em adultos jovens e de meia-idade. Será mesmo que o risco de morte devido ao problema no coração é maior nessa fase da vida?

Infarto é mais perigoso em pessoas com menos de 40 anos? 

O infarto se dá pela interrupção da circulação de sangue nos vasos de uma ou mais partes do coração. O problema, que ocorre principalmente devido ao acúmulo de placas de gordura nas artérias responsáveis por irrigar o órgão, pode provocar danos ao músculo cardíaco ou levar à morte. E não é a idade que determina a gravidade de um infarto ou se ele será fatal, e sim a agilidade nos primeiros socorros e o tempo para o restabelecimento do fluxo de sangue ao coração --a primeira hora é vital para minimizar sequelas.

Infarto com jovens

A predisposição genética responde por boa parte dos episódios precoces de infarto, mas o principal culpado é o estilo de vida (má alimentação, tabagismo, sedentarismo e estresse). A obesidade, doença que aumenta o risco de ataque cardíaco, afeta 20% dos brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 2018, quase dobrou nas faixas etárias entre 18 e 44 anos na última década.

O cigarro também é um problema. Enquanto o número de fumantes caiu 36% no país, os grupos entre 18 e 24 anos e 35 e 44 anos foram os únicos que apresentaram crescimento no tabagismo entre 2015 e 2016, segundo os índices mais recentes do Ministério da Saúde.

Além disso, os especialistas apontam que o uso de drogas, principalmente cocaína (e as variações sintéticas fabricadas a partir dela), tem papel relevante no aumento das ocorrências de infarto em jovens, mesmo que não haja fatores de risco associados.

A substância induz ao aumento da frequência cardíaca e provoca picos na pressão arterial, o que sobrecarrega o coração. Ao mesmo tempo, causa a vasoconstrição de artérias coronárias e limita o suprimento de oxigênio para o órgão. Some-se a isso o fato de que quem usa a droga muitas vezes também fuma ou bebe álcool, o que favorece ainda mais o perigo de doenças cardiovasculares. Vale saber que um único episódio de consumo de cocaína pode ser letal pelos efeitos no coração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES