Porto Alegre completa 247 anos nesta terça

Poa, como é mais conhecida a aniversariante do dia, é multicultural por natureza e uma das portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil pelo Mercosul

Teatro São Pedro | Renato Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Porto Alegre completa, nesta terça-feira (26), 247 anos de existência. A cidade foi fundada em 1772, 20 anos depois da chegada de 60 casais açorianos enviados pelo rei de Portugal ao porto de Viamão para povoar o Sul do Brasil. Ao longo dos séculos, a capital dos gaúchos acolheu alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos, tornando-se uma metrópole cosmopolita e multicultural.

No Centro Histórico fica a Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro). É o centro cívico, administrativo, religioso e cultural do estado. Entre os pontos turísticos do local estão alguns dos principais atrativos de Porto Alegre, com destaque para os palácios Farroupilha (Assembleia Legislativa) e Piratini (Poder Executivo), a Catedral Metropolitana, o Museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro. Já a Praça da Alfândega está cercada de prédios históricos, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Santander Cultural e o Clube do Comércio de Porto Alegre.

Ainda no Centro Histórico, o Mercado Público de Porto Alegre, de 1869, com mais de 100 lojas distribuídas em dois andares, concentra produtos típicos da cultura gaúcha. O Paço Municipal, prédio em estilo neoclássico, construído em 1898, abriga a Prefeitura de Porto Alegre. Outro monumento histórico é a Casa de Cultura Mário Quintana. O prédio, de 1933, do luxuoso hotel Majestic, abrigou o poeta gaúcho Mário Quintana de 1968 até 1980.

A Linha Turismo é uma das opções para conhecer Porto Alegre de ônibus. O turista tem a oportunidade de visitar mais de 20 atrativos culturais, monumentos históricos e parques urbanos. Também é possível fazer um passeio pela rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, onde as principais atrações são as paisagens naturais. O tour inclui o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus (padroeira de Porto Alegre), que, do alto do Morro da Pedra Redonda, permite uma vista de 360° da cidade.

Um dos destaques da capital gaúcha são os parques, entre eles: Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), Moinhos de Vento (Parcão), Marinha do Brasil, o Jardim Botânico e o Farroupilha (Redenção), uma imensa área verde localizada no coração de Porto Alegre. O local é um dos principais pontos de encontro e de lazer da cidade, além de abrigar muitos monumentos históricos.

Uma opção imperdível é passear de barco pelo Lago Guaíba ou caminhar pela orla e assistir ao pôr do sol, onde se localiza boa parte das atrações de Porto Alegre, como a Usina do Gasômetro (um dos mais conhecidos centros culturais da cidade). O turista também não pode deixar de vivenciar a cultura gaúcha, que se reflete no gauches, nos trajes típicos, na música, no chimarrão e no churrasco e enriquecem a experiência do visitante.

A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. Foi nessa região que surgiu o gaúcho, figura histórica dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI, até que o Tratado de Madri definiu as atuais fronteiras.  (Por Geraldo Gurgel/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES