Pós-parto:especialista revela segredos para atingir corpo ideal

Para esclarecer melhor o assunto, a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, dá algumas dicas práticas

É normal que a mulher sinta diferenças no corpo após o parto | Thinkstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O excesso de peso após uma gestação é uma das reclamações mais comuns entre as mães. No entanto, se objetivo for retornar ao peso anterior a gestação ou tentar atingir o ‘peso ideal’, o importante é que esse passo seja dado com responsabilidade para não prejudicar a saúde da mãe e do bebê, especialmente se a mulher estiver amamentando. Para esclarecer melhor o assunto, a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, dá algumas dicas práticas.

Equilíbrio

“É necessário ter um ponto de vista equilibrado sobre o próprio corpo. É normal que a mulher sinta diferenças no corpo após o parto e queira eliminar os quilos adquiridos na gravidez. Mas é importante respeitar o tempo que o corpo precisa para se recuperar, que varia entre 5 a 6 meses”, explica a especialista. Poltronieri chama atenção também para a necessidade de manter uma alimentação com a quantidade correta de calorias, para não prejudicar a amamentação. “O ideal é seguir as orientações de um nutricionista e não fazer grandes cortes no consumo diário de calorias por conta própria.”

Alimentação saudável

“Substitua alimentos processados pelos ricos em nutrientes, com frutas e legumes. Essa é a maneira mais segura de seguir uma dieta pós parto sem comprometer a lactação. Alimentos ricos em aveias e outros cereais integrais também contribuem para o bom funcionamento do intestino, o que auxilia para a boa saúde do organismo”. Caprichar no consumo de água também é essencial para formação do leite e bom funcionamento do organismo.

Thinkstock

Evite intervalos longos entre as refeições

“Além de escolher bem o que vai comer, evite intervalos longos entre as refeições e jejuns. Isso ajuda a controlar os picos de açúcar no corpo na próxima alimentação e melhora o desempenho dos nutrientes no organismo”. Fazer pequenos lanchinhos meia hora antes da amamentação também ajuda a manter a fome mais controlada, sempre optando por opções leves e nutritivas.

Faça exercícios físicos

 O corpo da mulher passa por uma grande transformação ao longo da gestação e a prática de exercícios físicos é sempre aconselhável, especialmente para fortalecer áreas que sofrem mais impacto, como costas e quadris. “Exercícios, como alongamentos e pilates, são boas escolhas para esse caso. Por ser um momento em que o corpo está mais fragilizado, evite exercícios que não têm acompanhamento especializado, porque a postura e o tempo dedicado para tais exercícios podem afetar a saúde da mãe”.

Não faça nada sozinha!

“Toda dieta precisa de acompanhamento, mas no pós-parto isso é ainda mais fundamental porque é necessário fazer uma avaliação se o organismo está com algum déficit de vitamina, nutriente e, acima de tudo, se aquela dieta não irá prejudicar a amamentação”.  

  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES