Posse de Kassio Marques no STF será virtual no dia 5 de novembro

O piauiense vai substituir o ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13.

Posse de Kassio Marques | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, deve tomar posse no cargo daqui a duas semanas, no dia 5 de novembro. A data foi definida nesta quinta-feira (22) em uma audiência entre o magistrado e o presidente do STF, ministro Luiz Fux. A cerimônia, marcada para as 16h, será uma "solenidade estritamente virtual", definiu o STF.

Marques vai substituir o ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13.

Desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Marques teve a indicação aprovada pelo Senado nesta quarta-feira por 57 votos a 10. É o primeiro nome indicado à Corte pelo presidente Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS: 

-  Kassio Marques é nomeado por Bolsonaro e assume vaga no STF

Saiba quem é o piauiense Kassio Nunes Marques, novo ministro do STF

Antes da aprovação no plenário, Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por quase dez horas.

Ele tem 48 anos de idade e poderá permanecer no STF até 2047, quando completará 75 anos – idade pela qual os ministros se aposentam de forma compulsória, pela regra atual.

Natural de Teresina (PI), Kassio Marques foi advogado por 15 anos, fez parte da Comissão Nacional de Direito Eleitoral e Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí e também foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Desde 2011, Marques é um dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), cuja sede fica em Brasília. Ele foi escolhido para o tribunal pela então presidente Dilma Rousseff e ingressou na Corte na cota de vagas para profissionais oriundos da advocacia.

Kassio Nunes Marques se encontrou com o presidente do STF, Luiz Fux 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES