Posto de saúde vira ponto de uso de drogas na zona Sul de Teresina;saiba

Localizado na zona sul de Teresina, o posto de saúde José Avelino está desativado e completamente abandonado há cerca de três anos

População que vive perto do local tem receio da falta de segurança | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lixo e entulho já começam a obstruir a entrada e a calçada do Posto de Saúde José Avelino, localizado na esquina da Rua Sansão Castelo Branco com Rua Dr. Arêa Leão, zona sul de Teresina.

O posto foi desativado há cerca de 03 anos e encontra-se em completo abandono, sendo utilizado por usuários de drogas. Além de ter perdido os serviços de saúde, a comunidade ganhou um local insalubre que acumula sujeira e atrai uma série de riscos.

Bombeiro hidráulico, Gilberto Alencar mora ao lado do posto e relata que no prédio já aconteceu até um incêndio.

Segundo ele, o fogo teria começado com a brasa de bitucas deixadas pelos usuários de drogas, que frequentam o local em qualquer horário. ?Aqui já teve até um incêndio que quase pega na minha casa. Há mais ou menos um ano.

Aí tinha muito papel e os usuários deixam os restos de droga e baganas aí. Então pegou fogo. Aí é um entra e sai toda hora. Graças a Deus nunca mexeram na minha casa?, declara.

Ele reclama também do mau cheiro ocasionado pelo lixo e pelas necessidades fisiológicas que os usuários fazem no local. Segundo ele, as pessoas também jogam animais mortos.

Gilberto lamenta a degradação da área: ?Desde quando o posto mudou daí, os vândalos invadiram e tomaram conta. A gente perdeu uma das melhores coisas?.

Dejanilson Cardoso, comerciante, que mora na outra esquina em frente ao hospital, confirma as denúncias e considera que esta foi uma grande perda para a comunidade.

Quando a população do bairro Nossa Senhora das Graças precisa de atendimento, tem que se dirigir ao bairro Vermelha, para a União Artística do Piauí , para onde o posto foi transferido.

A diretora da regional sul de saúde, Maria de Fátima Souza, explica que o local foi enterditado porque embaixo dele tem uma galeria de esgoto. O local teria rachaduras e uma avaliação técnica, recomendou que o posto fosse desativado.

?A equipe não tinha condições de trabalhar no local porque corria riscos. Hoje as equipes, 127 da manhã e 145 a tarde estão atendendo na União Artística Operária na Vermelha?, declara Maria de Fátima.

Ela acrescenta que após o fechamento do posto a associação de moradores solicitou o uso do prédio, mas foi negado devido à estrutura comprometida.

De acordo com informações da Superintendência de Serviços Urbanos Sul (SDU/SUL) a área está sendo analisada para ter alguma destinação útil, não causando mais transtornos aos moradores. No entanto, ainda não há projeto e nem previsão de obras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES