Povos da floresta plantam árvores para encerrar encontro

Povos da floresta plantam árvores para encerrar encontro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de cinco mil pessoas participaram do 2? Encontro dos Povos das Florestas, encerrado hoje (23) em Bras?lia, com o plantio de mudas de ?rvores do cerrado no Jardim Zool?gico. Por causa do per?odo da seca, apenas 15 mudas foram plantadas, mas a previs?o dos organizadores ? plantar mais 200 ?rvores ap?s a chegada das chuvas na capital federal.

A atividade foi acompanhada por representantes de etnias ind?genas que participaram do evento, como Sab? Haji Manchiner?, cujo povo habita a regi?o de fronteira entre o Acre e o Peru. Sab? elogiou a inicativa e disse que espera voltar ao local daqui a dez anos para ver como ficaram as ?rvores plantadas hoje.

Al?m de representantes de 80 etnias ind?genas, o encontro reuniu ribeirinhos, pescadores, quebradeiras de coco e representantes do governo federal e estaduais, da iniciativa privada e de movimentos sociais ligados aos biomas da Amaz?nia, do Cerrado, da Mata Atl?ntica, da Caatinga, do Pantanal e do Pampa.

O encontro marcou a retomada da Alian?a dos Povos da Floresta, formada pela Coordena??o das Organiza?es Ind?genas da Amaz?nia Brasileira (Coiab), pelo Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), e pelo Grupo de Trabalho Amaz?nico (GTA).

Desde a ?ltima ter?a-feira (18), os participantes discutiram quest?es como aquecimento global, conhecimento tradicional, com?rcio justo, biodiversidade, redu??o da pobreza e o Programa de Acelera??o do Crescimento (PAC). Na sexta-feira (21), divulgaram a Declara??o dos Povos da Floresta, em que reafirmam o papel estrat?gico que desempenham na prote??o das florestas, dos recursos naturais e da biodiversidade.

No documento, os representantes dos povos da floresta pedem um encontro com o presidente Luiz In?cio Lula da Silva. Para eles, "o modelo de desenvolvimento e civilizat?rio em curso no nosso pa?s, caracterizado por grandes obras de infra-estrutura", ainda ? "predat?rio e amea?ador ao nosso patrim?nio natural e cultural".

Por isso, pedem a defini??o de metas e estrat?gias em busca de solu?es para as quest?es clim?ticas, por exemplo. Na declara??o, tamb?m defendem a necessidade de um modelo alternativo de desenvolvimento "ambientalmente sustent?vel e socialmente".

Uma das reivindica?es ? que os povos ind?genas e comunidades tradicionais sejam "remunerados dignamente pelos servi?os ambientais prestados ao Brasil e ao mundo por nossas regi?es preservadas diante um cen?rio de mudan?as clim?ticas".

Outro ponto defendido pelos participantes ? a que a educa??o ambiental passe a ser oferecida no ensino formal, m?dio e superior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES