PPPs garantem geração de empregos no Piauí

A iniciativa privada a serviço do Governo anda na contramão dos dados nacionais divulgados pelo PNAD

Leiturista da Águas de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados na última terça-feira (31) pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1% no 2º trimestre de 2021. Mesmo representando um número elevado de brasileiros desocupados, 14,4 milhões de pessoas, esta é a menor taxa de desemprego no ano e reflete um mercado de trabalho buscando se recuperar da crise provocada pela Covid-19

Nesse contexto, a geração de emprego e renda é mais um aspecto positivo dos projetos de parceria público privada (PPP) na carteira da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc-PI). A concessionária Águas de Teresina, que foi eleita pelo segundo ano consecutivo um dos 100 lugares incríveis para trabalhar segundo a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), possui um quadro de mais de 760 funcionários efetivos e 270 terceirizados

Leiturista da Águas de Teresina. Crédito: divulgação.

O presidente da SPE, Jacy Prado, diz que faz parte da política do grupo investir no desenvolvimento dos colaboradores, o que garante a missão de levar água de qualidade e com regularidade à população. “Esse é um dos grandes diferenciais da Águas de Teresina. Apostamos na mão de obra local. Valorizamos os nossos profissionais, pois sabemos que cada um constrói o resultado da empresa”, destaca Jacy. 

A Águas de Teresina oferece várias oportunidades de capacitação e contratação como Programa de Estágio, Programa Trainee, Projeto MIO (1 milhão de oportunidades, em parceria com a ONU). No Programa Jovem Aprendiz, estudantes têm a chance de, ao longo de dois anos, fazer rodízio em vários setores da concessionária e aprender sobre várias atividades. Dependendo do resultado, eles podem ser absorvidos e contratados pela Águas de Teresina. 

Qualificação 

Outra concessionária que investe na qualificação para empregabilidade é a Piauí Conectado. Mais de 5 mil piauienses já realizaram gratuitamente os cursos de educação digital disponibilizados através da PPP Piauí Conectado, gerando emprego e renda a população. O setor de tecnologia conta com mais vagas disponíveis pela falta de qualificação dos candidatos. 

Pensando nisso, a Piauí Conectado, em parceria com a Cisco, promove a inclusão digital e contribui para a contratação de milhares de pessoas.

Uma dessas pessoas é Rildo da Silva Oliveira, que estava desempregado por causa da pandemia da Covid-19. Fazer o curso de Introdução à Redes o colocou de volta ao mercado de trabalho. “Me candidatei à vaga de emprego e, durante a entrevista, expliquei que estava inscrito no curso. Consegui o emprego pelo que eu aprendi no curso, tive que mostrar que realmente sabia fazer aquele trabalho e estou lá até hoje”, conta o analista de redes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES