Praças no Centro de Teresina estão deterioradas e sem acessibilidade

Calçadas destruídas e sem acessibilidade, bancos quebrados estão entre alguns dos problemas. População reclama da falta de política contínua de recuperação desses espaços

Praças no Centro de Teresina estão deterioradas e sem acessibilidade | Raisa Morais JMN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As praças públicas Rio Branco e João Luiz Ferreira, localizadas no Centro de Teresina, que deveriam ser espaços de lazer, acumulam problemas estruturais. Nesses locais há bancos com assentos deteriorados, calçadas destruídas e falta de acessibilidade. População reclama da falta de política contínua de conservação destes ambientes.

O JMN percorreu alguns desses logradouros na região central da Capital, a situação mais crítica foi verificada em dois deles. Na Praça Rio Branco há dezenas de bancos sem assentos e encostos, a estrutura de madeira e a pintura já foi desgastada com o tempo, parte foi quebrada e não foi reposta. É possível observar que as pessoas se apoiam nos encostos ou nas partes metálicas.

Bancos sem assentos de madeira na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina - Foto: Raisa Morais

No local ainda há a destruição do piso - todo coberto por paralelepípedos -, que está afundado em determinadas áreas.Trabalhadores e moradores da região também questionaram a falta de recuperação e do abando dos espaços. "A praça Rio Branco é um cartão postal considerado o 'pulmão do Centro'. É tristeza ver os bancos só as 'tralhas', parece que passou uma ventania", protestou o ouvinte Avelar, no programa Banca de Sapateiro, na TV Rádio Jornal (20.1).

Bancos de concretos deestruídos na Praça João Luiz Ferreira, no Centro de Teresina - Foto: Raisa Morais

Falta acessibilidade

Na tradicional Praça João Luiz Ferreira, a situação é diferente, os bancos de concretos estão destruídos, os teresinenses também  reclamam da acessibilidade e de barracas que ocupam espaços, antes destinadas a pedestres. Em certo trecho de uma das entradas do local há um poste inutilizado prejudicando a travessia de pedestre e cadeirantes.

Poste inutilizado prejudica travessia de passageiuros e cadeirantes na Praça João Luiz Ferreira, no Centro- Foto: Raisa Morais

"Há falta de acessibilidade, com os obstáculos e barracas nas calçadas são o que mais dificultam o deslocamento", relata o deficiente visual, Carlos Higino, 47 anos.

Manutenção pela PMT

Sobre a manutenção dos espaços, a Prefeitura de Teresina informou, através da Chefia de Gabinete da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Centro), que na Praça Rio Branco, em breve estará sendo feito uma reforma de revitalização.

"Enviaremos todas as reclamações para o setor de engenharia de obras juntamente com a Superintendência Executiva que acompanhará a situação nos próximos dias. Já ja na Praça João Luiz Ferreira, estaremos encaminhando uma equipe para analisar a demanda", respondeu a PMT. 

Na Capital, a Lei 4.522/2014 estabelece os princípios para a execução e manutenção das calçadas e passeios públicos como acessibilidade, segurança e autonomia, desenho urbano, nível de serviço e conforto e sustentabilidade. Caso ocorram irregularidades nestes espaços públicos, há medidas cabíveis de responsabilidades  e penalidades.

Piso - todo coberto por paralelepípedos- na Praça Rio Branco está afundandi- Foto: Raisa Morais

Direito de ir e vir

Por obrigatoriedade, prefeituras devem cumprir com o Código de Postura do Município, nos quais prevê a instalação de piso tátil e rampas nas ruas. As calçadas deverão ter faixa livre exclusiva para a circulação de pessoas e não possuir desníveis, obstáculos temporários ou permanentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES