Prazo de entrega da Rais acaba nesta semana

Documento reúne informações sobre empregadores e funcionários. O não envio deixa o empregador sujeito a multa.

| Reprodução/ Marcello Casal Jr
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até a próxima sexta-feira (05), os empregadores de todo o país precisam enviar a Relação Anual de Informações sociais (Rais) para a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. O documento que serve como dados para entender melhor a realidade do mercado de trabalho e ajuda na formulação de políticas públicas , como o pagamento do abono salarial, apresenta informações sobre patrões e trabalhadores.

Caso as informações não sejam entregues ou ocorra uma atraso no seu envio, a pessoa poderá ser multada no valor de R$ 425,64 a R$ 42.641, conforme o tempo e o número de funcionários registrados. 

A declaração é preenchida pela internet. A relação de documentos necessários e o download do programa gerador da Rais estão disponíveis no endereço www.rais.gov.br. Todos as empresas com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo na Receita Federal entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018 devem enviar a declaração.

Mesmo as empresas sem empregados ou com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo por apenas um dia precisarão preencher a declaração de Rais negativa (sem contratação de pessoal).

Apenas microempreendedores individuais (MEI) que não tenham empregados estão isentos da declaração. Se o MEI, no entanto, contratou um funcionário, também está obrigado a entregar a Rais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES