mais

Prazo para declaração do IR está perto do fim; quase 22 milhões declararam

A Receita Federal alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo pagará multa.

Quase 22 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 - ano-calendário 2021 foram enviadas à Receita Federal até às 16 horas desta sexta-feira (13/05). Segundo a Receita, das 21.733.444 declarações entregues, 53.924 foram através de certificado digital. Espera-se que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o dia 31 de maio, prazo final para envio ao fisco.

A 19 dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração, a Receita Federal alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo pagará multa.

"A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic)", informou a Receita.

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. O DARF pode ser emitido pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.

Multa para quem tem valores a restituir

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído. As restituições começam a ser pagas a partir do dia 31 desse mês. 

Campanha Destinação - O Imposto de Renda a Serviço da Cidadania

Quem quiser ainda é tempo de destinar uma parte do imposto através Campanha Destinação, que direciona o valor do imposto para fundos das crianças e adolescente ou idosos.  

A Receita informa que esse DARF não tem parcelamento nem débito automático, devendo ser pago integralmente até o dia 31 de maio.

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail