Prazo para declaração do IR está perto do fim; quase 22 milhões declararam

A Receita Federal alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo pagará multa.

Imposto de Renda 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase 22 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 - ano-calendário 2021 foram enviadas à Receita Federal até às 16 horas desta sexta-feira (13/05). Segundo a Receita, das 21.733.444 declarações entregues, 53.924 foram através de certificado digital. Espera-se que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o dia 31 de maio, prazo final para envio ao fisco.

A 19 dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração, a Receita Federal alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo pagará multa.

"A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic)", informou a Receita.

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. O DARF pode ser emitido pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.

Multa para quem tem valores a restituir

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído. As restituições começam a ser pagas a partir do dia 31 desse mês. 

Campanha Destinação - O Imposto de Renda a Serviço da Cidadania

Quem quiser ainda é tempo de destinar uma parte do imposto através Campanha Destinação, que direciona o valor do imposto para fundos das crianças e adolescente ou idosos.  

A Receita informa que esse DARF não tem parcelamento nem débito automático, devendo ser pago integralmente até o dia 31 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES