Prazo para punição de envolvidos em trote racista e humilhante em UFMG é prorrogado por 30 dias

Comissão que investiga recepção de calouros prorroga investigação por 30 dias

Recepção de calouros contou com humilhações registradas pelos próprios veteranos | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comissão criada para apurar o trote com menções racistas na Faculdade de Direito da UFMG prorrogou por 30 dias a partir desta sexta-feira (19) os trabalhos de investigação, como previsto pelo regimento interno. O prazo inicial se encerrou ontem, mas os professores Hermes Vilchez Guerrero, Maria Tereza Fonseca Dias e Yaska Fernanda de Lima Santos pediram mais tempo para ouvir todos os cerca de 60 envolvidos e decidir em quais casos cabe punição, que pode variar de advertência até expulsão.

A diretora da Faculdade de Direito, Amanda Flávio de Oliveira, explica que cada atitude dos veteranos é avaliada individualmente e que a decisão deve ser apresentada antes do novo prazo, que se encerra em 19 de maio.

? Eles se esforçaram para cumprir o prazo inicial, mas são muitos envolvidos, com níveis de responsabilidades diferentes, por isso pediram a prorrogação. A punição deve ser individualizada de acordo com o nível de envolvimento.

A ligação de Gabriel Spínola, um dos estudantes flagrado fazendo uma saudação nazista, com o movimentode extrema-direita Patria Nostra pode influenciar o posicionamento da comissão, já que alguns dos envolvidos chegaram a se defender pela internet alegando que o trote representava "apenas uma brincadeira".

A diretora da faculdade, no entanto, evita comentar a situação.

? Os professores ainda não estão seguros sobre o parecer final, por isso pediram a prorrogação. Não saberia comentar casos isolados, acredito que nem eles próprios poderiam neste momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES