mais

Pré-Enem 2021 é lançado com novidades para a edição; saiba tudo!

A solenidade marcou ainda a premiação de estudantes e professores da rede pública estadual que foram destaque em 2020

O novo ciclo de preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou, nesta quinta-feira (10), com o lançamento do programa Pré-Enem Seduc 2021, durante solenidade transmitida pelo YouTube do Canal Educação. O momento marcou ainda a celebração aos estudantes e professores da rede pública estadual na Festa dos Aprovados.

No início da solenidade foi realizada uma retrospectiva sobre o ano desafiador encarado pela equipe do Pré-Enem Seduc, destacando todas as ações produzidas no período de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

No início da solenidade foi realizada uma retrospectiva sobre o ano desafiador encarado pela equipe - Foto: AscomNo início da solenidade foi realizada uma retrospectiva sobre o ano desafiador encarado pela equipe - Foto: Ascom

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram realizadas, de abril de 2020 a janeiro de 2021, 32 revisões Pré-Enem Live, com transmissão ao vivo das aulas, resultando em mais de 45 mil visualizações e, posteriormente, foram realizadas revisões presenciais com o ’Pé na Estrada’, seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde do Estado.

As novidades

Entre as novidades para as edições de 2021, a equipe do Pré-Enem Seduc garantiu a continuidade das revisões On-line, estratégia adotada com a transmissão de aulas ao vivo (Live) com conteúdo aos domingos, por meio da plataforma do Canal Educação no Youtube, do Facebook e da TV Antares, no canal 2.1. Além das lives, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibilizará todo o conteúdo de forma digitalizada no site da Seduc, hotsite do Pré-Enem e pelo WhatsApp, via grupos da Sala de Aula On-line Pré-Enem Seduc.

O formato presencial também será contemplado entre as ações da nova edição. Com o Pré-Enem na Estrada, as aulas acontecerão em todo o estado com a equipe de professores e material didático gratuito para todos os estudantes piauienses, seguindo os protocolos sanitários exigidos.

Passe Livre será disponibilizado

A Secretaria de Educação também disponibilizará o Passe Livre, estratégia que facilita aos estudantes a locomoção nos dias do Enem, utilizando o transporte público e transporte escolar. No dia do exame, a equipe promove ainda ações de acompanhamento, e incentivando-os nos locais de aplicação da prova.

“A edição 2021 do Pré-Enem Seduc já inicia com diversas ações, com o aluno tendo acesso às aulas por diversas plataformas on-line. Em agosto, visitaremos as 21 Gerências Regionais de Educação, pois esse contato com o aluno é importante para dar todo o suporte e, na sequência, teremos o Corujão da Vitória. Estas estratégias nos garantem a maior participação dos alunos e resultam positivamente no ingresso ao Ensino Superior”, destacou Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc.

 A equipe do Pré-Enem Seduc garantiu a continuidade das revisões On-line - Foto: Ascom A equipe do Pré-Enem Seduc garantiu a continuidade das revisões On-line - Foto: Ascom

O Secretário de Educação, Ellen Gera, destacou o trabalho realizado pelo Pré-Enem, enquanto estratégia complementar ao ensino oferecido nas escolas. As ações conjuntas resultaram em mais de 4 mil aprovações na última edição do exame.

“Hoje comemoramos o resultado do sucesso dos milhares de estudantes saindo das cadeiras das nossas escolas e entrando nas universidades. O nosso time Pré-Enem Seduc vem complementando o brilhante trabalho das nossas escolas, seja trazendo uma novidade com as revisões ou aperfeiçoando o trabalho desempenhado em sala de aula remota. A educação não parou neste período de pandemia e as revisões com nosso time percorrendo o estado voltam com diversas estratégias de aulas remotas e presenciais, colaborando para manter vínculo do estudante com a escola. Parabéns a todos os estudantes. É uma imensa alegria contribuir para o sucesso de cada um”, disse.

Festa dos aprovados

No formato híbrido, a festa dos aprovados do Pré-Enem Seduc celebrou o sucesso dos estudantes da rede estadual de educação nas provas da última edição do Enem. A comemoração contou com a participação de estudantes, professores e gerentes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) na solenidade presencial e também por meio da transmissão ao vivo.

Em diversos pontos do Piauí, os estudantes receberam certificados e medalhas enaltecendo as suas conquistas e representando os destaques nas aprovações ao Ensino Superior em Engenharia, Medicina, Matemática, Direito e outros cursos.

A estudante Luísa Carla Brito Rodrigues foi aprovada no curso de Medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela contou que acompanhou as revisões já no início do Ensino Médio e lembrou como se encantou pela motivação dos professores do Pré-Enem.

Foto: Divulgação/AscomFoto: Divulgação/Ascom

“Hoje podemos colher os frutos de uma longa caminhada, com as dificuldades do ano passado, e posso afirmar que a Seduc foi essencial nesta aprovação. Todos da minha escola sempre me apoiaram com diversos projetos para que eu conseguisse a provação. Eu sempre achei o Pré-Enem importante e lembro, em 2019, de me impressionar com a motivação, tendo aulas animadas e várias ações para nós absorvermos os assuntos que, em breve, usaríamos no Enem. Ver que todo esse processo ajudou na aprovação é muito gratificante”, disse Luísa.

O secretário Ellen Gera pontuou ainda o reflexo positivo na preparação dos estudantes da rede pública a nível nacional. Ele destacou o resultado da educação piauiense na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, documento que traz compilações de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país.

“Nós tivemos dados do Mapa do Ensino que dizem respeito à taxa líquida de matrícula no Ensino Superior entre 18 e 24 anos. O Piauí tem mais de 20% da população nesta faixa etária que se encontra no Ensino Superior, resultando na primeira posição do nordeste. Olhando para todo o país, estamos entre os dez melhores e isto é fruto de muito trabalho dos professores e todas as nossas escolas. O trabalho do Pré-Enem Seduc, este complementar ao trabalho da escola, resulta na melhor preparação e garante que os estudantes continuem saindo da escola e entrando na universidade”, ressaltou o secretário.

A solenidade foi prestigiada ainda pela diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo; e pela gerente da 19ª GRE, Marlene Lima. Professores, gestores e estudantes representantes das 21 Gerências de Educação de todo o Piauí participaram de modo remoto, via Canal Educação.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail