Prefeito de Florianópolis é preso durante operação da Polícia Federal

Gean Loureiro está entre os 30 mandados que são cumpridos, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dia não começou bem para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido, ex-MDB), que foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante a Operação "Chabu", deflagrada pela Polícia Federal. A operação tem como objetivo desarticular uma organização que violava sigilo de operações policiais em Santa Catarina. Até a publicação desta reportagem, a polícia não havia informado os crimes dos quais o prefeito é suspeito e qual é o envolvimento dele no esquema.

Ao todo 30 mandados são cumpridos, sendo 23 de busca e apreensão e sete de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS). O processo corre em segredo de Justiça. Até as 11h30, não havia balanço dos trabalhos realizados.

Gean Loureiro / bolgj

Lista de presos

  • Gean Loureiro (sem partido, ex-MDB), prefeito de Florianópolis
  • Fernando Caieron, delegado da Polícia Federal, foi preso Porto Alegre (RS)
  • Luciano Veloso Lima, que foi secretário da Casa Civil no governo estadual Eduardo Moreira (MDB)

A assessoria da prefeitura, em nota, disse que o prefeito concordou em prestar todas as informações necessárias e está aguardando agora para prestar depoimento na Polícia Federal.

O advogado de Luciano Veloso Lima, Rubens Cabral Faria Junior, acompanhava às 11h30 o ex-secretário na Polícia Federal, que prestava depoimento. Até este horário, ainda não havia uma manifestação sobre o caso.

Investigações

Após análises dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, que ocorreu em agosto de 2018, foi apurado pela Polícia Federal que o grupo suspeito construiu uma rede composta por um núcleo político, empresários, e servidores do órgão e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) lotados em órgão de inteligência e investigação, com o objetivo de embaraçar investigações policiais em curso e proteger o núcleo político em troca de benesses financeiras e políticas.

"Durante as investigações foram apuradas práticas ilícitas, dentre as quais envolve o vazamento de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar 'salas seguras' a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas", informou a PF.

Ainda segundo a polícia, as investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa.

O nome "Chabu" significa dar problema, dar errado, falha no sistema, usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício. Conforme a PF, o termo era empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a ocorrer.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES