Prefeito de São João do Piauí comemora instalação de usina solar

Inauguração ontem contou com a presença do governador.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos,  destacou a importância da  instalação do Parque Solar Nova Olinda, a maior usina solar em operação da América Latina, inaugurada ontem. A usina, localizada nos municípios de Ribeira do Piauí e São João do Piauí, possui capacidade para produzir 600 GWh de energia por ano em meio ao semiárido piauiense.  

"Não somente a economia, mas também outros setores ganham com isso como, por exemplo, a cultura, com o intercâmbio de vivências de todos nós, nordestinos, com alguns europeus, italianos e espanhóis. A região Nordeste e a região de São João entram no campo internacional de tecnologia e cultura", destacou o prefeito Gil Carlos.

Maior usina solar em operação da América Latina
Maior usina solar em operação da América Latina

O parque solar de Nova Olinda supera a capacidade elétrica da barragem de Boa Esperança, o que demonstra a possibilidade das energias renováveis enquanto novos empreendimentos com impacto ambiental quase nulo. Empregando cerca de 2 mil pessoas para sua construção, Nova Olinda contou com o apoio do Governo do Estado por meio de R$ 80 milhões em incentivos fiscais, num total de quase R$ 1 bilhão investido.

O parque é composto por quase 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares — cada hectare equivale ao tamanho de um campo de futebol. Nos subparques de números 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14, estão organizados quatro Sociedades de Propósito Específicos (SPEs) para efeito de regulação: Enel Green Power Nova Olinda B Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda C Solar S.A; Enel Green Power Nova Olinda Sul Solar S.A e Enel Green Power Nova Olinda Norte Solar S.A. Cada SPE constituída é composta por um ou dois subparques do Complexo Solar Fotovoltaico Nova Olinda. De acordo com a Enel, o parque será capaz de produzir energia elétrica suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300 mil residências.

Fonte: Assessoria
logomarca do portal meionorte..com