Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é diagnosticado com dengue

O gestor municipal está de repouso e tomando remédios indicados por médicos em casa.

Doutor Pessoa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa (MDB), foi diagnosticado com dengue. Segundo informações divulgadas neste domingo (17) pela assessoria de imprensa da Prefeitura, Pessoa recebeu o diagnóstico da doença na última quarta-feira (13). Ele apresentou febre e dor de cabeça.

O gestor municipal está de repouso e tomando remédios indicados por médicos em casa. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, a capital já registrou 1.731 casos confirmados de dengue e três mortes em 2022. 

Doutor Pessoa é diagnosticado com dengue (Foto: Raissa Morais)

A última vítima foi uma mulher de 45 anos. Segundo a FMS, ela  tinha várias comorbidades e estava internada em uma unidade de saúde pública. No ano passado, foram 190 notificações e 140 casos confirmados na capital. Em todo o Piauí, os casos de dengue aumentaram 489% em relação ao mesmo período de 2021.

Leia Mais

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, especialmente entre os meses de novembro e maio. O acúmulo de água parada aumenta os riscos de proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. Entidades de saúde alertam que é importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta > 38°C.

- Dor no corpo e articulações

- Dor atrás dos olhos.

- Mal estar.

- Falta de apetite.

- Dor de cabeça.

- Manchas vermelhas no corpo.              

É válido ressaltar que a  infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypit, reconhecido facilmente pelas pintas brancas nas pernas. O inseto também transmite a zika e a chikungunya, que são conhecidas como arboviroses. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES