Prefeito envia para Câmara PL que antecipa o feriado de Corpus Christi

Teresina foi uma das primeiras capitais do país a adotar a estratégia de antecipação de feriados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (27), o prefeito Firmino Filho encaminhou para a Câmara Municipal de Teresina um projeto de lei que antecipa o feriado municipal de Corpus Christi, comemorado no dia 11 de junho, para a próxima sexta-feira, dia 29 de maio. A medida é parte do conjunto de ações da Prefeitura para elevar os índices de isolamento social e diminuir a disseminação do novo coronavírus.

Teresina foi uma das primeiras capitais do país a adotar a estratégia de antecipação de feriados para ampliar os índices de isolamento social. Tem-se observado que, durante os fins de semanas e feriados, existe uma redução na circulação de pessoas e, consequentemente, um aumento no percentual de isolamento. Teresina registrou na última sexta-feira (22), quando foi antecipado o feriado de Nossa Senhora da Conceição, uma alta no índice de isolamento social, que chegou a quase 50%, um número elevado comparado aos dias úteis que geralmente registram taxas na casa dos 44%.

Segundo o prefeito, o mundo enfrenta uma crise sem precedentes na história da humanidade e a pandemia do novo coronavírus provocou mudanças na saúde, economia, ciência, tecnologia e até na área cultural. “Nesse contexto, o Município de Teresina vem adotando um conjunto de medidas, de caráter temporário, com finalidade de prevenção e enfrentamento da crise de saúde pública, e suas repercussões na vida das pessoas, em especial na área social e econômica”, destaca.

O gestor ressalta ainda que, conforme estudos técnicos e científicos que definem as características e comportamento do vírus, as medidas necessárias para proteger a população do contágio e desacelerar a taxa de contaminação, evitando o colapso do sistema de saúde, são aquelas relacionadas ao isolamento social e a redução drástica da circulação de pessoas.

“Nas últimas semanas o contágio de pessoas por Covid-19 na capital atingiu um nível exponencial, fazendo com que houvesse um aumento considerável no número de casos de pessoas infectadas, e esse aumento está acompanhado de uma redução na taxa de isolamento. Assim, o projeto de lei objetiva, logo neste período crítico do vírus em nossa cidade, reduzir ao máximo possível o número de pessoas trabalhando ou circulando nas repartições públicas, no comércio, enfim, na cidade de Teresina”, reforça Firmino Filho.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) aponta um novo recorde no registro de óbitos por Covid-19 em Teresina: foram 10 apenas nas últimas 24 horas. De acordo com o documento divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram registrados 69 novos casos de Covid-19. A capital totaliza 1.890 pessoas infectadas e 66 mortes decorrentes da doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES