Prefeito Firmino destaca sucesso do Lagoas do Norte na Suécia

Experiência ocorre após convite do Banco Mundial.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho apresentou, na manhã desta quarta-feira (30), o projeto Lagoas do Norte a líderes e gestores de vários países que participam da Semana Mundial da Água, em Estocolmo, Suécia. A convite do Banco Mundial, Firmino Filho levou a experiência multissetorial implementada em Teresina, numa abordagem integrada para o saneamento e urbanização de áreas sujeitas a riscos ambientais.

"Neste evento o Banco Mundial está fazendo um conjunto de apresentações sobre os seus vários projetos pelo mundo. É com grande orgulho que Teresina está aqui representada. Estamos aqui falando sobre a implementação do projeto Lagoas do Norte em sua primeira fase, sobre a concepção desse projeto, e é importante destacar que o Lagoas é um dos mais bem sucedidos projetos multissetoriais integrados que o Banco Mundial tem implementado no mundo como um todo. Temos um projeto feito por técnicos da cidade de Teresina, construído com a participação da população da zona norte e o Banco quer construir em outras partes do mundo. É uma grande alegria poder estar aqui representando esse projeto, que eu tive a alegria de ver nascer e estou tendo a oportunidade de ver seu crescimento e seu reconhecimento internacional. É importante esse reconhecimento porque ele poderá nos alavancar novas formas de financiamento, novos projetos para o futuro", diz Firmino  Filho.

O case de sucesso do Lagoas do Norte foi citado não apenas pelo prefeito, mas também durante a sessão do Banco Mundial. A direção do banco mencionou a perspectiva integrada do projeto como um exemplo de abordagem da questão do saneamento. "Um ponto importante é que o Lagoas do Norte é tratado como um exemplo para o mundo todo pelo Banco Mundial. O diretor do banco mencionou o projeto e o prefeito participou de um painel. Terá outra discussão amanhã e a perspectiva do banco é trabalhar projetos integrados, como o Lagoas, um dos poucos exemplos bem sucedidos nisso", finaliza o secretário Washington Bonfim.

O evento tem como tema “Água e lixo: Reduza e reutilize”. Em sua fala, o prefeito Firmino Filho destacou a profunda transformação pela qual passou a área das lagoas da zona norte, antes degradadas pelo acúmulo de lixo e pela ocupação desordenada do seu espaço. 

"Essa era uma região em que tradicionalmente a população sofria com enchentes. O projeto Lagoas do Norte contemplou, em sua primeira fase, todas as intervenções encessárias para que fosse possível essa transformação. Obras de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos, sistema viário, mobilização comunitária, cultura, educação, esportes e lazer foram realizadas e, hoje, a região é livre de enchentes, a população tem qualidade de vida. Hoje participamos de um painel que debateu a concepção teórica dos vários projetos multissetoriais, ou seja, a necessidade de entendermos uma determinada realidade e buscarmos não apenas uma ação isolada, mas ações globais, integradas, num determinado espaço territorial", destaca Firmino. 

O evento é organizado pelo Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI, sigla em inglês) e é considerado um ponto de encontro anual para discutir questões mundiais da água desde 1991. Acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Coordenação, o prefeito Firmino Filho participa do evento até dia 1º de setembro.

Nesta quinta-feira (31), Firmino Filho participará de um outro momento do evento. "Amanhã nós teremos outra apresentação, discutindo não apenas questões teóricas, mas também fazendo uma exposição da evolução da implementação do Lagoas do Norte, desde a sua concepção, como suas principais conquistas dessa primeira fase, como também sobre o que está previsto nesta segunda fase, que é bem maior que a primeira. Portanto, amanhã teremos mais um dia de trabalho para que possamos mostrar ao mundo aquilo que de bom estamos fazendo na nossa cidade",  comenta. 

Além de apresentar o Lagoas do Norte para gestores de vários países, o prefeito Firmino Filho aproveita o evento para fazer contatos com instituições com as quais a Prefeitura pode firmar parcerias. "Tivemos aqui mesmo o contato com várias outras instituições de renome internacional como o Instituto Internacional da Água, que nos permitirá acesso a novas conexões para levar mais investimentos à cidade de Teresina", finaliza Firmino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES