Prefeitos assinam acordo com o MPPI e aderem ao Projeto “Zero Lixões”

A cerimônia de assinatura do documento aconteceu na sede do Ministério Público, que fica na zona leste da capital

Prefeitos assinam acordo com o MPPI e aderem ao Projeto "Zero Lixões" | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, 21 de julho, foi cumprida mais uma etapa do Projeto “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí – Caoma/MPPI. Prefeitos e representantes de municípios piauienses assinaram termo de ajustamento de conduta junto ao MPPI, no qual se comprometem a encerrar as atividades em lixões e iniciar o processo de implantação de aterros sanitários e coleta seletiva. O objetivo é que os municípios se adequem a Política Nacional de Resíduo Sólidos. A cerimônia de assinatura do documento aconteceu na sede do Ministério Público, que fica na zona leste da capital.

A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e pela coordenadora do Caoma/MPPI, Áurea Madruga. Os dois abriram o evento parabenizando os gestores por assumirem o compromisso de dar uma correta destinação aos resíduos sólidos produzidos em seus municípios. O chefe do MP do Piauí e a coordenadora do Caoma/MPPI enfatizaram os impactos sociais, econômicos e na saúde pública que o fechamento desses lixões vai provocar na vida da população.

Prefeitos assinam acordo com o MPPI e aderem ao Projeto "Zero Lixões" - Foto:Ascom

“Passo muito importante esse dado pelos senhores e senhoras presentes aqui. Mudar essa realidade em nosso estado é fundamental para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos desses municípios. Assim, quero externar nossos parabéns pela decisão em abraçar a causa de fechar esses locais que só trazem prejuízos à saúde e ao meio ambiente”, falou o PGJ do Piauí.

Assinaram termo de ajustamento de conduta com o MPPI, os prefeitos de Prata do Piauí, Regeneração, Barro Duro e Jardim Mulato. A reunião contou com a participação de representantes dos municípios de Amarante, São Pedro do Piauí, Hugo Napoleão, Floriano, Água Branca, Monsenhor Gil e Demerval Lobão, que também dialogam com o MPPI para aderirem ao Projeto Zero Lixões.

“Sabemos que hoje cumprimos mais uma etapa nesse processo de transformação da realidade. Quero destacar que vamos continuar o diálogo com os demais para apresentar o projeto e incentivá-los a tomarem essa decisão em cuidar adequadamente dos resíduos sólidos em suas cidades”, disse a promotora Áurea Madruga.

Agora, o MPPI, por meio das Promotorias de Justiça e do Caoma/MPPI, vai acompanhar a execução nos municípios dos termos do TAC. Entre as ações a serem desenvolvidas estão: encaminhamento de seus resíduos e rejeitos para um aterro sanitário; implementação de coleta seletiva e promover a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, com incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais, entre outras ações.

Prefeitos assinam acordo com o MPPI e aderem ao Projeto "Zero Lixões" - Foto:Ascom

Também acompanharam a assinatura do acordo, os promotores de Justiça Mário Normando, Nielsen Mendes, Rafael Nogueira, Afonso Aroldo, Rita de Cássia e Valesca Calland, que são titulares nas comarcas dos municípios que manifestaram interesse por aderir ao Zero Lixões.

A cerimônia foi prestigiada, ainda, pela chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, pelo secretário executivo de governo do Piauí, Nonato Lima, e por representantes de órgãos parceiros do projeto, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), o Ministério Público de Contas (MPC-PI) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES