Prefeitos falam sobre Seminário do TCE-PI:'Buscamos conhecimento'

Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prefeitos, secretários e outros agentes públicos participam dos seminários e outros eventos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para adquirir conhecimento e aplica-los no dia a dia da administração. É o que dizem os gestores que participaram do XXXV Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, realizado em Esperantina, de 2 a 4 de outubro.

Para eles, conhecimento técnico de gestão é não apenas um caminho para seguir a lei e, assim, evitar erros e problemas com a Justiça, mas também uma forma de exercer com mais eficiência o papel de administrador. O prefeito de Luzilândia, Ronaldo Gomes (PTC), participou da abertura e fez quatro minicursos nos dois dias do Seminário de Esperantina – entre eles o de Licitações Públicas e o de Controle Interno.

“Queremos basicamente conhecimento, aprender a fazer do jeito certo. E eventos como esse nos permitem aprender e a suprir as deficiências que temos na gestão pública”, diz. Prefeito de primeiro mandato, Ronaldo levou consigo todos os secretários, o procurador e o controlador interno do município – 17 pessoas no total. “Nossa equipe é jovem, e queremos atuar com responsabilidade. Além disso, recebemos a cobrança diária da população para fazer mais e melhor”, diz ele, que era empresário antes de entrar na política.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, disse que o conhecimento adquirido pelos participantes do seminário ajuda na gestão e na vida pessoal. “Fico feliz com a vinda do TCE-PI e sua equipe a Esperantina, porque os ensinamentos que teremos aqui serão importantes para nossa vida profissional e também pessoal”, destacou.

O coordenador-executivo do Seminário de Formação de Gestores e Ouvidoria Itinerante, Francisco Mendes, disse que aumenta a preocupação dos gestores com a qualificação técnica dos secretários e assessores. “Os gestores buscam no seminário suprir deficiências técnicas e dificuldades que encontram no dia a dia da administração”, explicou.

O seminário em Esperantina constou de palestras e minicursos sobre temas relacionados à gestão pública, e reuniu prefeitos, vereadores, secretários e conselheiros municipais, contadores, advogados e representantes de sindicatos e outras entidades da sociedade civil. O objetivo é qualificar os gestores e capacitar os representantes da sociedade civil para o exercício do controle social da gestão pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES