Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Prefeitura de Floriano reabre comércio e opta por isolamento seletivo

O município já registra sete casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI).

Compartilhe

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 01 de maio, o prefeito da cidade de Floriano, Joel Rodrigues, juntamente com o secretário de Saúde James Rodrigues, apresentaram novas recomendações de isolamento social adotadas pelo município. A decisão prevê, com as medidas, um isolamento social seletivo. Diante disso, a prefeitura optou por reabrir de forma gradual o comércio em Floriano.  A decisão divide opiniões. 

O município já registra sete casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI). Entre as medidas, está o uso de máscaras e higienização reforçada pelos estabelecimentos. Em relação ao retorno das aulas no município, o prefeito informou que ainda não há previsão. 

Joel Rodrigues, prefeito de Floriano (Reprodução/ Alepi)

As principais dúvidas que surgiram na transmissão foi quais setores do comércio voltarão com suas atividades. Segundo o anúncio, o momento é de construir um protocolo para saber as áreas que serão flexibilizadas. “A data inicial que nosso decreto entrará e vigor será na terça-feira (05/05)”, disse o prefeito Joel Rodrigues. Ele ainda reforçou que a população de Floriano adotou o uso obrigatório de máscaras. 

LEIA MAIS: Decreto de isolamento social é prorrogado até 21 de maio no Piauí

O novo decreto prevê: 

  • Serviços essenciais continuam abertos 
  • Serviços não essenciais serão reabertos já neste sábado (02), com exceção das academias de ginástica e do cinema. 
  • Estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes podem continuar atuando com entrega delivery, sem consumo no local 
  • Lojas de departamento abrirão, a partir do respeito ao uso da máscara 
  • A praça de alimentação do shopping funcionará apenas para delivery 
  • Salões de beleza vão funcionar por agendamento

Assista o anuncio na íntegra: 

Novo decreto Municipal sobre medidas de distanciamento social seletivo

Publicado por Prefeitura de Floriano - PI em Sexta-feira, 1 de maio de 2020


A Prefeitura da cidade afirma que tem tomado diversas medidas de enfrentamento ao coronavírus, criando assim,  meios para atender aos critérios do Ministério da Saúde, para a flexibilização.

Isolamento seletivo

No distanciamento social seletivo não há restrição para a população geral com menos de 60 anos, desde que estejam assintomáticos, mas os grupos de maior risco devem seguir as orientações de permanecer em domicílio

Embora seja uma medida menos danosa para as atividades econômicas e menos traumática para a população, é temerosa a sua aplicação sem as condicionantes mínimas de funcionamento do sistema de saúde (leitos, ventiladores mecânicos, EPIs), pois os grupos de risco continuam tendo contato com pessoas infectadas, tornando mais difícil o controle da transmissão do vírus. Segundo a prefeitura, é esperado o ampliamento dos leitos destinados para a Covid-19. Parte de recursos, que garantiu parcerias, foi investido nessa ampliação, que se espera um crescimento de 15 à 50 leitos de UTI para esses pacientes. 

Leito clínico (Reprodução)

Valença do Piauí também reabre o comércio 

A prefeita de Valença do Piauí, Maria da Conceição Cunha Dias, determinou, a partir de sexta-feira (1), o funcionamento de todas as atividades econômicas não essenciais, incluindo comércio, escritórios de prestação de serviços e acabando com o isolamento social, que estava em vigor até o dia 30 de abril.

A prefeita Maria da Conceição Cunha Dias determinou que as lojas forneçam máscaras, álcool em gel ou álcool 70% para seus funcionários; álcool em gel ou álcool 70% para seus clientes e máscaras para caso os clientes cheguem ao estabelecimento sem o equipamento de proteção individual.

Valença do Piauí (Reprodução)

Veja a decisão na íntegra


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar