Prefeitura de São João do Piauí cria Disk-iluminação e o Lixo Zero

Prefeitura de São João do Piauí cria Disk-iluminação e o Lixo Zero

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


 

A população de São João do Piauí, na região Sul do Estado, vai poder solucionar problemas estruturais das comunidades de maneira rápida. É que a prefeitura desenvolve no município o projeto “Secretaria Itinerante” que, após a escolha da obra, a Secretaria Municipal de Obras manda equipes aos locais para a realização das ações. Outros serviços inéditos no município que foram criados pela prefeitura são o Disk-Iluminação e o Lixo Zero. Através do Disk-Iluminação há a disponibilização de um número de telefone para que a população entre em contato e informe problemas como lâmpadas queimadas ou postes quebrados. De acordo com a proposta do serviço, em até 48 horas após a ligação, o problema é resolvido pela prefeitura. O projeto Secretaria Itinerante foi lançado, no último dia 16, no assentamento Limoeiro, zona rural, com a presença do prefeito Gil Carlos Modesto, secretários, vereadores, líderes comunitários e moradores da região.

O prefeito ressalta que o projeto prioriza o cidadão e a descentralização da gestão. “Esse projeto tem como foco solucionar pequenos e médios problemas que fazem total diferença na realidade dessas comunidades. Queremos aproximar a população da secretaria e viabilizar, com mais rapidez, a solução para dificuldades urgentes”, disse. A primeira comunidade beneficiada com o projeto, o assentamento Limoeiro, ganhou a recuperação das vias de acesso à região, podas em árvores, instalação de iluminação pública, lombadas e coletores de lixo. “São serviços simples, baratos, mas que não eram feitos e que fazem toda a diferença”, explica o secretário municipal de Obras, Celso Costa.

A próxima região a ser contemplada é o conjunto Joaquim Lopes. O morador do assentamento João do Tanque elogiou o projeto. “É um projeto maravilhoso e nós tivemos a sorte de sermos os primeiros. Sempre tivemos que conviver com a falta de iluminação, muitos buracos e a estrada péssima. Com a Secretaria Itinerante, temos mais estrutura e uma nova realidade”, comentou. O evento contou, também, com a distribuição de panfletos com o objetivo de conscientizar os cidadãos em relação aos projetos “Lixo Zero” e “Disk-Iluminação”, da Secretaria Municipal de Obras, que visam auxiliar na limpeza pública e no fornecimento de energia do município, respectivamente.

Além da Secretaria Itinerante, em um ano e meio a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou diversos serviços de melhoria de ruas e estradas vicinais do município. Diversas ruas tiveram o calçamento recuperado e o acesso melhorado. Um exemplo é a Rua José Batista da Cruz, que estava há anos intrafegável e agora voltou a ser utilizada após a prefeitura recuperá-la. Outra importante ação foi a recuperação de estradas que dão acesso às comunidades rurais. Ao todo, segundo o prefeito Gil Carlos, mais de 300km de estradas vicinais já foram reparadas. “É uma demanda antiga da população. Muitas dessas estradas são utilizadas para o transporte escolar das crianças e adolescentes, que já tiveram que percorrer um longo caminho a pé até chegar no ponto porque o ônibus não conseguia chegar até o local onde moram”, lembra Gil.

Projetos darão um novo aspecto à zona urbana

Desde o ano passado, a Prefeitura de São João do Piauí vem elaborando projetos que têm como objetivo a organização da zona urbana. “Um dos principais bairros da nossa cidade, a Vila Foca, nunca passou por um processo de urbanização. O nosso projetista Francisco José está elaborando um amplo trabalho, que inclui calçamento de ruas, planejamento de praças e quadras esportivas, entre outras benfeitorias”, informou o secretário de obras. Mas outros projetos de urbanização já foram aprovados. Um deles é a reforma da Praça Honório Santos, a principal da cidade. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto sanjoanense, Eric Damasceno, e os recursos para a primeira etapa dessa obra já foram aprovados pelo Ministério da Cultura. “Me sinto orgulhoso em desenvolver esse projeto. Tenho uma relação de afeto com essa Praça, onde brinquei muito na minha infância e passei bons momentos com os amigos”, disse Eric.

Além da Praça Honório Santos, a praça Noé de Carvalho, conhecida como a praça do Banco, também será reformada. “Estamos aguardando a aprovação do projeto”, informou o prefeito. Outra importante ação foi a modernização do serviço de coleta de lixo com a disponibilização de equipamentos eficientes e proteção dos garis com o uso, pela primeira vez na história da cidade, de Equipamentos de Proteção Individual para os trabalhadores. “Antes esses profissionais trabalhavam sem a devida proteção. Faziam a coleta com roupas inadequadas. A capina era feita somente com enxada. Hoje, além de um caminhão compactador, os funcionários trabalham com equipamentos de proteção e a capina recebe o auxílio de máquinas de cortar grama”, informa Celso Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES