Prefeitura de Teresina apresenta plano para conter danos do período chuvoso

Após a apresentação do plano de contingência, os trabalhos de prevenção devem ser executados nos próximos dias.

rtu | rt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (9), a Prefeitura de Teresina realizou mais uma reunião para traçar planos de ação para o período de chuvas intensas, na capital piauiense. O objetivo principal é prevenir possíveis danos. O encontro foi realizado na sede da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, localizada no bairro Matadouro. Participaram do encontro representantes de todas as SAADs, secretarias da área social, saúde e defesa. Teresina possui, hoje, 56 áreas de risco, todas monitoradas.

Após a apresentação do plano de contingência, os trabalhos de prevenção devem ser executados nos próximos dias. Dentre os serviços principais, está o monitoramento e desobstrução de bueiros, manutenção de bombas de drenagem e escoamento de lagoas, abrigos temporários, além da criação de um gabinete para gerenciar crises.Prefeitura de Teresina apresenta plano para conter danos do período chuvoso (Foto: Rômulo piauilino/ Semcom)

Desde já, a gestão municipal está intensificando a limpeza de ruas, avenidas e bueiros para evitar que, durante as chuvas, a água se acumule. De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é importante que a população também participe do processo e que todas as secretarias ficarão à disposição para atender a população e instituições, todos elas contribuirão para que a Defesa Civil tome a frente desse trabalho criado para emergências.

“Ora, toda administração tem um plano geral nos momentos de normalidade, mas também nas fases emergenciais e de catástrofes, muito provável que teremos chuvas torrenciais em 2023, como foi no ano passado. Estamos discutindo, preventivamente, e, aliás, algumas coisas já foram inclusive feitas. Às vezes, encontramos alguns entraves, mas estamos trabalhando ao máximo para manter a cidade em ordem durante esse período. Estamos atentos a todos os pontos de vulnerabilidade, as áreas de risco, por isso, fizemos uma reunião com todos, justamente para ter a certeza como cada secretaria vai agir, cada uma fazendo seu papel”, ressaltou Dr. Pessoa.

FAMÍLIAS DESABRIGADAS

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Edmilson Ferreira, algumas famílias que ficaram desabrigadas por contas das inundações, no início do ano, aguardam a finalização da licitação para a construção de novas casas. O plano de ação apresentado hoje prevê novos abrigos para as pessoas atingidas.

“Essas pessoas que estão nos abrigos fornecidos pela prefeitura estão no aguardo, enquanto licitamos essas novas casas, onde elas serão residentes com qualidade e dignidade. Vale lembrar que cerca de 470 casas estão em processo licitatório. Nosso desejo é que elas comecem a ser entregues em 2023. Assim, atenderemos às famílias que foram atingidas e as que podem vir a ficar desabrigadas”, afirmou o gestor.

COMITÊ DE CRISE

Durante a reunião, foi anunciada a criação de um Comitê de Crise, cuja sala de comando ficará sediada na SAAD Norte, justamente por ser uma das áreas mais atingidas por conta das lagoas.

“A zona Norte é uma das regiões mais atingidas, portanto, o comitê de crise será instalado aqui na SAAD Norte. Teremos aqui um comando para centralizar todas as ações. E, claro, todos estarão a postos para atender a população”, explicou o superintendente.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES