Prefeitura de Teresina realiza ações na área de microcefalia

Prefeitura de Teresina tem realizado ações em toda a rede de saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (20), foram notificados 154 casos de microcefalia relacionada à infecção congênita no estado do Piauí. Desse total, 58 são exclusivos de Teresina, o que representa 37,66% dos casos. Durante a investigação na capital, 13 foram descartados, 6 estão em investigação e 39 confirmados. Em virtude disso, a Prefeitura de Teresina tem realizado ações em toda a rede de saúde para prevenção, análise, acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Elna do Amaral, médica infectologista da maternidade Professor Wall Ferraz, esclarece sobre as ações do Município para diagnóstico da microcefalia em recém-nascidos. “Qualquer maternidade tem que medir a cabeça do bebê e depois fazer a remedida. Antes da alta, as maternidades da Prefeitura de Teresina realizam vários exames para diagnóstico na criança, como sorologias e ultrassonografia da cabeça ou, dependendo da necessidade, solicitam a tomografia do crânio”.

Em relação à tomografia do crânio, o secretário municipal de saúde, Aderivaldo Andrade, explica. “É um exame fundamental para diagnosticar microcefalia. Atualmente, há certas particularidades que dificultam a sua realização em crianças pequenas. No entanto, conseguimos que dois prestadores de serviço viabilizassem o exame, de forma que os bebês que necessitam estão fazendo tomografias rapidamente e o diagnóstico está sendo feito”.

Segundo Elna do Amaral, na capital, o bebê tem à sua disposição o médico neuropediatra, especialista disponível no Lineu Araújo, Hospital Infantil e Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). No caso de diagnóstico da microcefalia, o recém-nascido é direcionado para o Centro de Referência da MDER, para realização do prognóstico e do agendamento da estimulação precoce no CEIR.

O secretário Aderivaldo relembra os esforços do Município desde o começo do surto. “Em Teresina, tivemos claramente grande número de pessoas com zika entre março e maio de 2015. À época, os casos foram notificados, através de trabalho da equipe de vigilância epidemiológica da FMS. Já a FHT ampliou a quantidade de médicos em alguns hospitais de bairro. Infelizmente, meses depois, começaram a aparecer casos de microcefalia”. 

Aderivaldo conta que desde o alarme dado pelo Ministério da Saúde, em outubro de 2015, há um esforço conjunto dos órgãos da Saúde para o enfrentamento à doença: “O trabalho inicial foi organizado envolvendo toda a estrutura da SESAPI e do sistema municipal de saúde (SMS, FHT e FMS), de modo que já temos um altíssimo percentual de crianças sendo investigadas”, conta.

 

Médica infectologista alerta que 80% dos casos de Zika são assintomáticos

 A médica infectologista Elna do Amaral alerta que a zika pode ser assintomática: “Mais de 80% dos casos da doença zika são assintomáticos, ou seja, os sintomas não são observados: o vírus fica presente no sangue e desaparece, mas o paciente não empola, não tem dor nas juntas, só dor de cabeça, por exemplo”, conta. 

 Elna do Amaral solicita que a população tenha cuidado com os criadouros do Aedes Aegypti, mosquito que transmite dengue, chinkungunya e zika, esta última que causa microcefalia: “Se a gestante, por exemplo, for picada pelo mosquito e diagnosticada com zika, não tem como reverter o quadro e não existe uma medicação para proteger o bebê. O que é possível é que essa mãe tenha acompanhamento mais detalhado para ver a evolução da gestação. Depois de 28 semanas de gestação, é possível saber se o bebê desenvolveu microcefalia ou não”, diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES