Prefeitura de Teresina revoga decretos e autoriza corte e reajuste de água

A prefeitura argumenta na decisão que a suspensão do corte por inadimplência causa impacto no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos

Prefeitura de Teresina revoga decretos e autoriza corte e reajuste de água | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina revogou, na segunda-feira (17), dois decretos do ano passado que suspendiam o corte do abastecimento de água para consumidores inadimplentes, assim como o reajuste da tarifa pelo serviço.

Com essa decisão, apenas os consumidores de baixa renda da categoria residencial social, seguem com a possibilidade de corte suspensa por motivos de inadimplência e livres de reajuste tarifário até 31 de dezembro de 2021.

A prefeitura diz na decisão que a suspensão do corte por inadimplência causa impacto no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e subconcessão.

Apenas os consumidores de baixa renda da categoria residencial social, seguem com a possibilidade de corte suspensa

Diz ainda o decreto que a suspensão traz impactos nos investimentos de manutenção e universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital.

O corte dos serviços terá que ser comunicado aos consumidores inadimplentes, no mínimo, cinco dias antes da efetivação. As novas regras entram em vigor 15 dias após a publicação. 

A Águas de Teresina encaminhou nota tratando sobre o assunto e disse que recebe com naturalidade o decreto municipal. Veja abaixo na íntegra:

A Águas de Teresina recebe com naturalidade o decreto municipal, tendo em vista a equiparação com outras empresas prestadoras de serviços de água e esgotamento sanitário em atuação no país, que estão fazendo a suspensão do fornecimento por não pagamento das faturas. Destaca-se que os clientes da Tarifa Social estarão livres do corte, a exemplo do que foi definido pela Aneel para as concessionárias de energia do país.

A concessionária entende o momento delicado da pandemia de Covid-19, mas reforça que o pagamento das faturas é importante para o equilíbrio econômico-financeiro da empresa. A inadimplência pode prejudicar o fornecimento do serviço e a realização de novos investimentos em melhoria no sistema de abastecimento de água. 

Para minimizar o alto índice de inadimplência, a Águas de Teresina realizou no último mês uma campanha de renegociação de dívidas, oferecendo descontos de até 75% e condições especiais de parcelamento. A procura foi intensa, mas ainda há muitos domicílios inadimplentes. 

A empresa recomenda que os usuários acessem os canais oficiais de atendimento para negociarem seus débitos e evitar o corte no fornecimento. Os clientes podem ligar para o 0800 223 2000, 115, WhatsApp (98124-3199) ou entrar em contato pelo aplicativo Águas App, disponível para celulares Android e IOS. O atendimento acontece 24 horas, inclusive finais de semana e feriados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES