Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Prefeitura de Teresina tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino

Prefeitura de Teresina já tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino

Compartilhe

Por meio do incentivo à participação do pai durante todo o processo de gestação da criança, a Fundação Municipal de Saúde já conseguiu resultados positivos em Teresina A Prefeitura de Teresina já tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino, que incentiva a participação paterna durante a gravidez e desenvolvimento da criança. A ação, desenvolvida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo implantada gradualmente em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital.

Na UBS do Planalto Uruguai, por exemplo, 61% dos futuros pais já aderiram ao pré-natal masculino. Eles são assistidos pela equipe Nº 10, que atua na região do Parque Mão Santa. "As unidades do Poti Velho, Vila da Paz e Porto Alegre também já têm homens participando do projeto", ressalta Francisco Carlos Brito, gerente de ações programáticas da FMS. Implantado no ano passado, o programa Pré-natal Masculino tem como objetivo envolver os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança, além de cuidar da própria saúde.

Quando estiver acompanhando a gestante na UBS, o pai também terá incentivo para que faça uso dos serviços básicos de saúde como consultas e exames. "Historicamente, a maior parte dos registros de entrada do homem no sistema de saúde se dá pela média e alta complexidade", comenta Francisco Carlos Brito. "Queremos aproveitar o momento em que ele vai acompanhar sua parceira no pré-natal para acolhê-lo no serviço básico de saúde". Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

De acordo com Carlos Brito, a expectativa é que a participação do homem no pré-natal, que historicamente é exclusivo da mulher, seja uma realidade presente no dia-a-dia das famílias. "Sua figura é importantíssima para criação da criança, com a função fundamental de socializá-la e educá-la dentro dos princípios dos direitos e deveres", afirma, enfatizando que todos os usuários do SUS estão convidados a participar do programa. Para implantar o programa, a FMS realizou capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família atuantes no município.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar