Prefeitura de Timon retira árvores de nim e substitui por plantas nativas

A ideia é reflorestar a cidade com plantas que contribuem para o equilíbrio ecológico

Prefeitura de Timon retira árvores de nim | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A árvore conhecida como nim, da espécie Azadirachta indica, é conhecida pela fama de espalhar mosquitos. Além disso, a sombra frondosa e o rápido crescimento levou muitas pessoas a espalharem mudas por aí. No entanto, a planta, que vem da Índia, pode desequilibrar o ecossistema e prejudicar espécies nativas de outras plantas e animais.

 Neste sentindo, a Prefeitura de Timon começou a fazer, por toda a cidade, a retirada das árvores de nim plantadas em logradouros públicos, substituindo por árvores nativas da região do Meio Norte.

Árvores de nim estão sendo retiradas de Timon. Crédito: Divulgação.

A retirada está sendo feita pela equipe Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (SLU)

“Ela é altamente prejudicial às abelhas e à população de pássaros, que quando se alimentam do néctar ou do fruto dessa árvore, deixam de se reproduzir ou morrem. Essa árvore também prejudica outras plantas, por se alimentar dos micro-organismos da terra”, explica o superintendente Carlos Zangirolami.

Paralelo à problemática ambiental, existe o fato de que o nim cresce muito e pode atingir fios de alta tensão, causndo prejuízos. Por essa razão, é necessário realizar um grande número de podas em um curto espaço de tempo e, com isso, o custo para mantê-lo na altura ideal é bem maior. 

Plantas são substitídas pela SLU. Crédito: Divulgação.

Outra preocupação do poder público municipal é impedir que a espécie se prolifere ainda mais pela cidade. Por isso, junto à ação de substituição das árvores, está sendo feita a conscientização para que os moradores também colaborem com a ação. 

“A gente pede também à população que entre nessa causa. Nosso pedido é que todos os moradores que possuem essa espécie em sua residência possam também substituir por outro tipo de árvore”, acrescenta Zangirolami.

Ação busca evitar dano ambiental. Crédito: Divulgação.

Além de ajudar a preservar a biodiversidade, as novas árvores que estão sendo plantadas pela Prefeitura de Timon contribuirão com a harmonização da paisagem e com a arborização do município. Isso faz parte do projeto de urbanização e paisagismo já desenvolvido pela SLU em toda a cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES