Prefeitura decreta desapropriação de quase 60 imóveis em Teresina

A finalidade dos imóveis seria abrigar as pessoas que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas em Teresina, que já conta com 452 famílias desabrigadas.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina decretou a desapropriação de quase 60 imóveis urbanos da zona Norte da capital, que detre outras finalidades, podem ser destinados a abrigar as famílias que tiveram suas residências atingidas pelos alagamentos provocados pelas chuvas registradas nos últimos dias. A medida foi publicada no Diário Oficial do município na edição desta quinta-feira (06). 

De acordo com o documento, os locais ficaram declarados como imóveis de utilidade pública, para fins de desapropriação por composição amigável ou pela via judicial, na forma da legislação em vigor. Além disso, os imóveis também serão destinados e a obras de requalificação urbana e ambiental, drenagem, saneamento, esgotamento sanitário e implantação de vias de circulação e áreas de lazer e convivência, inseridas no Programa Lagoas do Norte. 

Veja a lista completa com os imóveis que serão desapropriados

Imóveis desapropriados podem ser destinados a abrigar famílias atingidas pelas chuvas (Foto: Semcom)

A Defesa Civil municipal divulgou na noite desta sexta-feira (07) que subiu de 424 para 452 o número de famílias desabrigadas devido aos alagamentos provocados por chuvas em Teresina. Segundo o Secretário de Defesa Civil Carlos Ribeiro, cerca de 124 famílias estão abrigadas nas escolas da rede municipal de ensino.  “A tendência é que a barragem libere mais água e a promessa é de mais chuvas”, ressaltou.

A pasta ainda iniciou uma campanha solidária com o recebimento de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores, roupas, calçados e agasalhos, para doação às famílias devastadas pelas enchentes dos últimos dias.

As doações podem ser entregues na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), que fica localizada na rua Amapá, nº 160, bairro Ilhotas, por trás do Círculo Militar Clube de Teresina, no horário das 7h às 17h, todos os dias.

Fotógrafa retrata o drama dos teresinenses afetados pelas chuvas

Mais de 400 famílias ficaram desabrigadas após as intensas chuvas registradas em Teresina nos últimos dias. O bairro mais atingido foi o Mafrense, na zona Norte de Teresina. O nível da água diminuiu e gradualmente a população retorna para contabilizar os prejuízos. A fotógrafa Raíssa Morais, do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), retrata o drama que teresinenses vulneráveis estão enfrentando. 

As famílias foram removidas e conduzidas para escolas da rede municipal, casa de parentes e outras residências, através do programa “Cidade Solidária”, que beneficia pessoas sem moradia ou em situação de risco, por meio Secretaria de Assistência Social (Semcaspi). Famílias da região do bairro São Joaquim, Satélite e Parque Brasil também foram atingidas.

Animais também são vítimas das fortes chuvas. Dezenas de cágados não sobreviveram e estão expostos às margens de uma lago no bairro Mafrense.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES